Deputada Cláudia de Jesus alerta para colapso logístico no Porto e cobra ação na Comissão de Agropecuária

Deputada Cláudia de Jesus alerta para colapso logístico no Porto e cobra ação na Comissão de Agropecuária

A presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), alertou nesta última terça-feira (1º) para a situação crítica do porto público de Porto Velho, que vem causando grandes prejuízos aos produtores rurais do estado. O tempo de espera para embarque da soja chegou a seis dias, e o terminal opera com apenas 30% de sua capacidade.

"A fila de caminhões é quilométrica, com muitos bitrens parados por dias, tanto de Rondônia quanto do Mato Grosso. Mas quem mais tem sido prejudicado são os nossos produtores rondonienses", destacou a deputada.

A parlamentar relatou que esteve pessoalmente no porto de Porto Velho para verificar a situação e apresentou um requerimento solicitando ao governo estadual, à Casa Civil, à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) , bem como à Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), a ampliação urgente da estrutura portuária. 

“A safra cresce a cada ano. Soja, milho e outros grãos exigem uma estrutura condizente com essa expansão”, pontuou. Cláudia de Jesus tem mantido diálogo com representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja).

Cláudia reforçou que a Comissão de Agricultura está atenta e comprometida em buscar soluções. “Estamos acompanhando, ouvindo os produtores e preparando documentos. Vamos convocar os principais atores envolvidos, como a Aprosoja, representantes do porto e o governo do estado, para que possamos discutir alternativas reais”, finalizou.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 03 de April de 2025 às 08:30

 

Leia Também

Hildon Chaves convoca nova eleição para Presidência da AROM em defesa dos pequenos Municípios

Em um gesto de compromisso com a população rondonense, presidente da Associação dos Municípios de Rondônia renuncia ao cargo para evitar retaliações do governo do Estado.

Deputado Cirone Deiró anunciou a liberação de mais de R$ 500 mil para a construção do Centro de Equoterapia em Cerejeiras

Projeto viabilizado por emendas parlamentares atenderá crianças neurodivergentes e fortalecerá inclusão social pela APAE do município

Hugo Motta anuncia Arthur Lira como relator do projeto que amplia isenção do IR

E anunciou também, na rede X, que a comissão será presidida pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA)

Eleições 2026: Lula lidera 2º turno contra todos os concorrentes, diz pesquisa Genial/Quaest

Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, o petista está em vantagem, mas empatado no limite da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais

Envie seu Comentário