Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Na última terça-feira (09), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) e a Comissão Céus Abertos, composta por entidades da sociedade civil organizada, se reuniram na sede da Fecomércio em Porto Velho, para discutir soluções efetivas para reduzir as passagens aéreas em Rondônia e resolver a problemática de isolamento aéreo vivenciada na região.

Cristiane Lopes destacou a importância da Comissão Especial criada para enfrentar o descaso das companhias aéreas com a região. “Temos uma grande necessidade de abrir o mercado para outras empresas, inclusive estrangeiras, visto que as nacionais não demonstram interesse em atender adequadamente a Amazônia Legal, é fundamental uma mudança na configuração aérea da Região Norte”, avalia.

Sob a coordenação do advogado Gabriel Tomasete, especialista em Direito do Consumidor, a comissão está focada em encontrar uma solução permanente para o problema. Tomasete enfatizou que a comissão transcende a mera resolução de problemas imediatos. Buscando soluções de longo prazo, trabalhando incansavelmente pela abertura do mercado aéreo.

Valdir Vargas, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho e representante da FACER na comissão, destacou a mobilização em torno do Projeto de Lei nº. 539/2024, de autoria de Cristiane Lopes. Esse projeto busca alterar o Código Brasileiro de Aeronáutica para permitir que companhias aéreas estrangeiras atuem no espaço aéreo da Amazônia legal, oferecendo serviços de transporte de passageiros e cargas.

Atualmente, a Comissão Céus Abertos conta com representantes de diversas entidades, como FACER, Fecomércio, Faperon, CDL, Abrasel, SebraeRO, OAB/RO, Sincor AC/RO, Singaro, CMEC, Sinepe e AJE/RO. O projeto está em tramitação nas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania no Congresso Nacional.

A mobilização está em andamento, e o projeto tramita em caráter conclusivo, sendo analisado pelas comissões pertinentes. A iniciativa visa melhorar a conectividade e promover o desenvolvimento do transporte aéreo na Amazônia Legal.

Cristiane Lopes finalizou lembrando da urgência em melhorar a conectividade e promover o desenvolvimento do transporte aéreo na Amazônia Legal, “a aprovação do projeto é crucial para atingir esse objetivo além de promover o desenvolvimento sustentável da região”.

Fonte: News Rondônia
Publicada em 15 de April de 2024 às 10:34

 

Leia Também

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Abertura do estande será na segunda-feira, 20. Sessão itinerante ocorre na próxima quinta-feira, 23

Com apoio do deputado Ribeiro do Sinpol, Porto Velho sedia a 1ª Edição do Festival “Nas Ondas da Natureza

Próxima etapa do festival acontece nos Complexos turísticos Cachoeirinha no dia 2 de junho

Affonso Cândido propõe criação de Plano Estadual de Combate à Pedofilia

Projeto de lei ainda será apresentado na Casa

Deputado Cássio Gois anuncia investimento de 250 mil reais para projeto de distribuição de água no bairro Planalto em Cacoal

No início desta semana, segunda-feira (13), os moradores do bairro Planalto, em Cacoal, se reuniram em um encontro importante, convocado pela própria comunidade, para discutir melhorias e demandas do bairro

Envie seu Comentário