Ministério Público de Rondônia empossa três novos Promotores de Justiça

Ministério Público de Rondônia empossa três novos Promotores de Justiça

O Conselho Superior do Ministério Público de Rondônia, sob a presidência do Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, deu posse na tarde desta quinta-feira (29/10) a três novos Promotores de Justiça Substitutos, aprovados no XXII Concurso de Ingresso na Carreira do MPRO. A sessão solene foi realizada na modalidade semipresencial, com transmissão pelo canal oficial da Instituição no Youtube (www.youtube.com/mprobr).

Tomaram posse Camyla Figueiredo de Carvalho, Izabella Maria de Barros Santos e Ivo Alex Tavares Stocco, de acordo com ordem alfabética. Seguindo o rito da cerimônia, o grupo prestou juramento, sob a condução do Procurador de Justiça Ladner Martins Lopes para, em seguida, assinar os termos de posse e receber as credenciais do cargo.

Em nome dos empossados, a Promotora de Justiça Substituta, Camyla Figueiredo de Carvalho, falou sobre a alegria e satisfação na assunção do cargo, momento que, conforme afirmou, simboliza o início de uma jornada no ofício de servir.

Em seu discurso, a nova Integrante do MPRO ressaltou a importância do papel do Promotor de Justiça para a sociedade, destacando que, para além de representar um órgão essencial à função jurisdicional do Estado, o Integrante do MP é, por vezes, uma figura incômoda, especialmente, para aqueles cidadãos que operam de maneira pouco republicana nos atos cotidianos.

Na ocasião, a empossada reiterou o compromisso com as atribuições constitucionais do cargo, garantindo um trabalho firme e atuante em favor da sociedade rondoniense. “Como Promotores de Justiça, nos incomodarão todo tipo de desigualdade, injustiça e corrupção, além de todo ato de desrespeito à condição humana e menosprezo aos vulneráveis”, afirmou.

Os novos Integrantes do MPRO receberam as felicitações do representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-Seccional RO), Fernando Maia, que destacou a proeminência do trabalho de Promotores de Justiça no Estado, sobretudo em cenários de crises, como a que se apresenta atualmente. “O reforço nas fileiras do Ministério Público vem em excelente hora. A partir de agora, os senhores passarão a ter um rol de importantíssimas missões. Mas, certamente, o Estado de Rondônia ganha com a chegada dos senhores”, pontuou.

Em nome da classe, o Presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, saudou os empossados, falando das responsabilidades e desafios decorrentes do cargo de que foram investidos. Na ocasião, o dirigente da entidade desejou sucesso aos novos Integrantes do MPRO, ressaltando que, a despeito de todo preparo técnico acumulado pelas horas de estudo, os Promotores serão exigidos nas mais diversas situações que surgirem no dia a dia. “Interpretar a vida, suas nuances e variáveis, olhar para a sociedade e decidir o que fazer em cada situação, obedecendo os direitos legais, é um grande desafio. Mas, em todos esses enfrentamentos, estou certo em dizer que os senhores serão bem sucedidos”, avalizou.

O Corregedor-Geral do MPRO, Claudio Wolff Harger, também deu as boas-vindas ao grupo, reiterando o notável preparo dos empossados que, conforme pontuou, em breve tempo deixarão a condição de recém-chegados à Instituição, em razão do intenso exercício de suas funções. “A maturidade que terão será a compensação pelos desafios que enfrentarão”, disse, afiançando o apoio da Corregedoria-Geral na jornada que inicia.

Compondo mesa de honra virtual, o Vice-Governador do Estado, José Jodan, parabenizou os empossados, falando da satisfação em receber os jovens Promotores, que fortalecem e reforçam o Sistema de Justiça no Estado. “Desejo sucesso nessa caminhada”, afirmou.

MPRO - Ao fazer uso da palavra, o Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, falou da importância da chegada de novos Membros ao Ministério Público de Rondônia e do perfil de um MP moderno e vanguardista para atendimento das demandas da sociedade.

Na oportunidade, o Chefe do MPRO apresentou um panorama institucional no atual cenário de pandemia, falando sobre o reposicionamento de instituições privadas e públicas na sociedade contemporânea, a partir do novo coronavírus.

“É necessário rever e romper conceitos na construção do futuro ministerial, principalmente, em tempos de pandemia. Vivermos a era das incertezas, a qual exige que nos reinventemos a cada dia. O mundo não será mais o mesmo. O serviço público, idem”, afirmou

A esse respeito, Aluildo de Oliveira Leite discorreu sobre as mudanças nas rotinas e fluxos de trabalho, o uso cada vez mais frequente de ferramentas digitais e outras inovações. Na ocasião, mencionou a construção do novo Planejamento Estratégico da Instituição, que aponta inclinação para indução de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, consumidor, meio ambiente, dentre outros, destacando a importância da chegada dos novos Membros nesse contexto. “Caros colegas, sejam bem-vindos ao Ministério Público de Rondônia. O MPRO continua escrevendo sua história com mais esta posse”, afirmou.

Acompanharam o evento pela plataforma virtual, os Procuradores de Justiça Ivo Scherer, Rita Maria Lima Moncks, Ildemar Kussler e Carlos Grott. Também prestigiaram o evento, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edilson Sousa Silva, o Defensor Público-Geral do Estado, Hans Lucas Immich, o desembargador Gilberto Barbosa, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Também presente à solenidade, o Secretário-Geral do MPRO, Marcos Valério Tessila, servidores do MPRO e familiares dos empossados.

Fonte: MP
Publicada em 30 de outubro de 2020 às 09:36

 

Leia Também

Abertas as inscrições para a maior conferência da advocacia rondoniense

A XIV Conferência da Advocacia de Rondônia trará mais de 30 painéis em três dias de encontro virtual

Obra de asfaltamento da BR-421, em Campo Novo de Rondônia, está em fase de conclusão

O investimento dos cofres públicos, que ultrapassa R$ 30 milhões, garantirá o fomento do setor produtivo na região e o desenvolvimento de Rondônia

Perícia do Instituto de Pesos e Medidas constata irregularidades em produtos de prateleiras de supermercados em Rondônia

Lenço umedecido foi reprovado pelo tamanho das letras utilizadas na embalagem

Procon orienta lojistas sobre as regras de proteção contra a Covid-19 durante “Black Friday”

Procon notificou oficialmente e se reuniu com a gerência do Shopping, ajustando uma série de medidas que já constam do protocolo de proteção à saúde do consumidor

Envie seu Comentário