Pessoas com sintomas por mais de sete dias poderão fazer teste rápido

Pessoas com sintomas por mais de  sete dias poderão fazer teste rápido

A partir desta quarta-feira (3), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inicia a realização de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus (Covid-19). O teste estará disponível em todas as unidades de saúde e será aplicado apenas em pessoas com sintomas da doença por mais de sete dias.

A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que disponibilizou oito mil testes para o município aplicar nesta primeira etapa. Para fazer o teste rápido, a pessoa precisa se encaixar nos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e pelo fabricante do produto que é: apresentar sintomas de Covid-19 (febre, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, diarreia) persistente por mais de sete dias. 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aplicação do teste rápido antes do período indicado pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado falso negativo. Como a produção de anticorpos aumenta a cada dia, a partir do início da infecção pelo vírus é preciso que haja uma quantidade mínima de anticorpos que o teste consiga detectar. 

Os testes rápidos serão aplicados em todas as unidades básicas de saúde, inclusive nos distritos. São de fácil execução e, geralmente, conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos. A secretária titular da Semusa, Eliana Pasini, pede a colaboração da população para evitar aglomerações nas unidades.

“O resultado sai em poucos minutos, no entanto é necessário finalizar a testagem de um paciente para iniciar o próximo. Solicitamos a compreensão de todos para não gerar filas nas unidades, bem como aglomerações ou tumultos”.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas Sul e Leste, o teste rápido será aplicado apenas em pacientes internados ou em observação e que também se encaixarem nos critérios. A medida busca evitar aglomerações nestas unidades, hoje referência no acolhimento de Covid-19.

Nesta primeira etapa, a meta da Semusa é aplicar os oito mil testes em uma semana de trabalho. Uma nova remessa com 13 mil kits deve ser entregue pela Sesau para a segunda etapa da ação.

“A gente precisa muito da colaboração da população, pois a única maneira de cessar a transmissão do vírus é reduzindo a circulação de pessoas nas ruas e não fazendo aglomerações”, reforça a secretária Eliana Pasini.

Fonte: Comdecom
Publicada em 02 de junho de 2020 às 10:17

 

Leia Também

Crescimento da soja em Porto Velho: de 255 hectares plantados em 2005 para mais de 30 mil em 2022

Safra recorde de 112 mil toneladas marca uma forte expansão do plantio de soja na capital

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Data é celebrada no dia do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil brasileira

Prefeitura atua junto com a Defensoria Pública e parceiros para levar serviços ao baixo Madeira

Com a participação da SMD, são oferecidos serviços à população de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação

Rodovia-460 recebe melhorias do Governo de RO, nos 34 quilômetros entre Buritis e o distrito de Rio Pardo

Equipe da 15ª Residência Regional do DER trabalha na recuperação da RO-460

Envie seu Comentário