Governo recebe os 100 mil testes e anuncia que até UPAs poderão realizar coletas

Governo recebe os 100 mil testes e anuncia que até UPAs poderão realizar coletas

A chegada dos 100 mil testes rápidos em Rondônia comprados pelo Governo foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (20).
Os testes foram comprados em abril deste ano e chegaram durante a manhã em uma aeronave do Corpo de Bombeiros. No mesmo voo, os militares trouxeram 50 bombas de infusão adquiridas pelo Estado, que segundo o secretário são necessárias para se juntar aos respiradores para que sejam montados os leitos de UTI. “Nove dessas bombas ficaram em Cacoal, e 41 foram encaminhadas para Porto Velho, onde há um número maior de casos”, disse Fernando Máximo.

Segundo o secretário, o governador Marcos Rocha determinou que os testes fossem distribuídos para todos os municípios de Rondônia. A distribuição ficará sob a responsabilidade do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems), que deve começar na quinta-feira (21).

Fernando Máximo disse que os testes são importantes para que a secretaria possa ter diagnósticos mais fidedignos, e assim o estado tenha um controle epidemiológico dos pacientes que tem ou que já tiveram a doença. “Pessoas que já tiveram síndrome gripal vão poder realizar os testes para saber se já tiveram a doença. Se tiveram e foram curados sem agravamento, vão entrar para estatísticas de positivados e curados”, explicou.
Em Porto Velho, os testes poderão ser feitos nas UPAs. No interior, serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Perfil de quem pode fazer

O teste rápido não pode ser feito antes do sétimo dia de sintomas, segundo explicou Fernando Máximo, ressaltando que a pessoa precisa estar apresentando todos os sintomas da Covid-19.

Falta de profissionais

A falta de profissionais é um dos problemas enfrentado pelo Estado. O secretário aproveitou a oportunidade para fazer um chamamento aos profissionais de saúde. “Eu peço que todas as pessoas que são da área da saúde, fiquem de olho nos nossos editais de contratação para que elas possam fazer parte da nossa equipe de combate. Estamos montando hospitais novos e precisamos de profissionais da área da saúde. Mais de 1.500 servidores da saúde já foram convocados para compor o quadro”, disse.

Guajará-Mirim

Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, profissionais do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, está sendo enviada na tarde desta quarta-feira para prestar apoio ao Município, que registrou um aumento no número de mortos. “Eu, juntamente com toda essa equipe, estou me deslocando para Guajará-Mirim que está passando por um problema grave de calamidade. Nós precisamos unir forças para ajudar a população daquela cidade”, finalizou Fernando Máximo.

Fonte: rondoniagora.com
Publicada em 21 de maio de 2020 às 10:57

 

Leia Também

Ministério Público de Rondônia oferece denúncia contra investigados na Operação Fraus por crimes de corrupção

MP acusa suspeitos de peculato-desvio, concussão, associação criminosa e lavagem de dinheiro em esquema que durou quase 10 anos

Entenda quem pode se aposentar aos 55 anos; saiba quais as exigências

Desde a Reforma da Previdência de 2019, as regras se tornaram mais rigorosas, exigindo uma idade mínima mais elevada e um tempo maior de contribuição para a maioria das modalidades

Gilmar suspende ações sobre lei do marco temporal e tenta costurar acordo

Ele decidiu, ainda, iniciar um processo de conciliação a respeito do reconhecimento, demarcação e uso das terras indígenas no país

Prefeitura realiza 3º certame de seleção por competência para cargos de diretores e vice-diretores escolares

Seleção vai atender 16 unidades escolares e inscrições seguem até o último minuto do próximo dia 30

Envie seu Comentário