Cadeirante, vítima de erro médico, escreve livro autobiográfico

Cadeirante, vítima de erro médico, escreve livro autobiográfico

Desmistificar preconceitos e servir de inspiração para as pessoas. Esse é o objetivo de Isabela Fialho, 22 anos, com o livro autobiográfico Rodas para Voar. A estreia no mercado literário da brasiliense acontece nesta terça-feira (17/12/2019), a partir das 17h, na cafeteria da loja Dane-se (210 Sul). O texto mostra as dificuldades vividas por cadeirantes em todo o Brasil, mas conclui com esperança: é possível continuar a sonhar e a realizar.

Isabela levava uma vida comum, semelhante à de muitas jovens brasilienses. Aos 19, namorava e tinha iniciado o curso de Comunicação Social na Universidade de Brasília (UnB). Tudo mudou ao fazer uma cirurgia estética, de redução de mamas. O anestesista errou a aplicação da medicação e atingiu um nervo. A falha provocou dores agudas e constantes. Na tentativa de aliviar o sofrimento, buscou tratamento. Novamente, outro profissional passou um cateter de modo equivocado, causando uma lesão medular parcial e privando a estudante dos movimentos das pernas.

Nada disso, contudo, freou Isabela. Depois de cinco meses de internação, ela voltou à faculdade. Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), usou a própria história para libertar pessoas com deficiência do julgo de incapaz. “A única coisa que nos incapacita é o preconceito”, afirma a autora. Rodas para Voar levou nota máxima na avaliação da banca julgadora da UnB.

Divulgação

Quatro vidas, quatro inspirações

Para aprofundar a pesquisa, Isabela entrevistou outros quatro cadeirantes, de diferentes idades e situações financeira. “São relatos de pessoas que fazem as mesmas coisas que a população em geral. Trabalham, estudam, namoram, se divertem e, por isso, estão constantemente superando desafios”, explica a autora.

No livro de Isabela, há também um capítulo dedicado a educar os deficientes físicos sobre seus direitos, expor a falta de inclusão e representatividade em todos os setores sociais. “Na minha visão, as rodas não nos param. Pelo contrário, elas são como asas que nos impulsionam”, conclui.

O Lançamento Rodas para Voar será lançado nesta terça-feira (17/12/2019), a partir das 17h, na cafeteria da loja Dane-se (210 Sul).

Fonte: Metrópoles
Publicada em 16 de dezembro de 2019 às 07:47

 

Leia Também

Corrida de Rolimã PVH: Relembre a infância e participe deste evento tradicional em Porto Velho

Não deixe passar a chance de embarcar nessa experiência única e emocionante

Espetáculo “Bizarrus” reestreia após 7 anos e evidencia o trabalho de ressocialização através da arte

Governo de Rondônia tem realizado ações destinadas ao processo da ressocialização

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

Prefeitura divulga calendário anual para aplicação de recursos para a cultura da capital

Calendário contém informações e previsões para ações de agentes culturais do município

Envie seu Comentário