Idaron destrói mais de 400 sacas de sementes ilegais apreendidas na divisa de Rondônia com Mato Grosso

Idaron destrói mais de 400 sacas de sementes ilegais apreendidas na divisa de Rondônia com Mato Grosso

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) destruiu, no último dia 3, mais de 440 sacas com quase nove toneladas (8.800 Kg) de sementes ilegais de pastagens durante operação realizada no posto de fiscalização localizado em Machadinho do Oeste, próximo à fronteira de Rondônia com o Mato Grosso, com apoio da Supervisão Regional de Jaru, por meio do supervisor Engenheiro Agrônomo Alencar Pedralli.

As sementes foram apreendidas e os envolvidos autuados no início de 2018, quando foi verificado que as sementes não possuíam garantia de procedência ou de qualidade, sem identificação da sementeira na embalagem, sem termo de conformidade e sem nota fiscal, o que coloca em risco os pecuaristas que viessem a adquiri-las.“Por isso, no início deste mês, as sementes foram destruídas, conforme determina a legislação Federal e Estadual”, explicou o gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira Júnior.

Segundo ele, além dos problemas fitossanitários, como introdução de pragas e plantas daninhas, o produtor que adquire esse tipo de sementes não tem garantia de boa germinação e nem de identidade, o que pode comprometer a formação da área e gerar pastagens de cultivar diferente da escolhida, acarretando em grandes prejuízos na econômicos ao produtor e ao Estado.

“Um estudo realizado pela Idaron, com base em amostragens e análises das sementes oferecidas no comércio de insumos ao produtor rural rondoniense, nos últimos anos, aponta para um grave problema: Se apenas 25 % das pastagens do Estado forem reformadas de uma só vez, estima-se prejuízo na ordem de R$ 500 milhões, apenas considerando-se os custos com a compra das sementes de baixa qualidade, sem contar com os custos de transporte, adubação, preparo de solo, controle de daninhas e semeadura. Essa informação é conflitante com a tendência tecnológica nas propriedades rurais do Estado, visto que coloca em risco a segurança e fortalecimento do setor agropecuário rondoniense”, alerta o coordenador do Programa Estadual de Fiscalização de Sementes e Mudas e autor do estudo, Renê Suaiden Parmejiani.

Buscando reverter este panorama, em 2020, uma nova legislação para fiscalização de sementes e mudas será apresentada aos produtores do estado, conferindo à Idaron a segurança jurídica necessária para atuar com mais ênfase no combate à produção, comercialização e uso de sementes ilegais, assegurando a idoneidade deste insumo.

Assim, o pecuarista rondoniense poderá escolher o melhor fornecedor de sementes, registrado e certificado de fato pela Idaron.

O Disk Idaron 0800 643 4337 está prontamente disponível para receber denúncias de irregularidades com sementes. A Agência também disponibiliza ao público a lista de estabelecimentos registrados para o comércio de sementes neste LINK.

 

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 12 de dezembro de 2019 às 15:44

 

Leia Também

Escola do Legislativo com inscrições abertas para quatro cursos

Início das aulas será na próxima semana na sede da escola

Feira de Empreendedores acontece nesta quinta-feira, ao lado do Palácio Rio Madeira

Atividades que iniciam às 7h30 e se estendem até às 21h, incluindo atrações culturais e artísticas

Mais de 5 mil Carteiras de Passe Livre foram emitidas pelo Governo de RO em três meses de 2024

Em 2024, mais de 5.500 Carteiras de Passe Livre Intermunicipal foram emitidas pelo DER-RO

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

O atendimento além de gratuito, é de fácil acesso, podendo ser solicitado a qualquer tempo

Envie seu Comentário