Deputados derrubam veto e mantêm alteração em projeto que beneficia pequeno produtor

Deputados derrubam veto e mantêm alteração em projeto que beneficia pequeno produtor

Por 18 votos a 0 a Assembleia Legislativa derrubou na tarde desta terça-feira (10) o veto total do Executivo ao Projeto de Lei nº 049, que acrescenta dispositivo à Lei Complementar nº 536. A mudança favorece pequenos produtores rurais, definindo a taxa a recolher por cabeça de bovinos e bubalinos (búfalos). O autor do projeto, deputado Ismael Crispin (PSB), explicou que a alteração não traz despesas ao Governo e pediu apoio dos colegas para a derrubada. 

Na prática, o projeto inclui a alínea “c” na Lei Complementar nº 536, estabelecendo que a taxa a recolher por cabeça será de 0,6% do valor da UPF-RO, independentemente da quantidade de bovinos e bubalinos para o abate. 

Com a mudança, o contribuinte pagará, atendendo os requisitos da lei, apenas pelo número exato de animais abatidos e não por quantidade estimada. 

Dois outros vetos do Executivo foram mantidos pelos deputados. O primeiro deles, mantido por 17 votos a 1, é o veto parcial a projeto referente ao Plano Plurianual (PPA) para o período 2020-2023, conforme estabelece o artigo 134 da Constituição do Estado. 

O outro veto, mantido por 19 votos a 0, foi à revogação da Lei n° 3.018, de 17 de abril de 2013, que dispõe sobre a Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia. O projeto, no caso, deveria ter sido apresentado pelo próprio Poder Executivo.

Fonte: Decom-ALE/RO
Publicada em 10 de dezembro de 2019 às 17:58

 

Leia Também

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia entrega de implemento agrícola e reforça apoio ao setor produtivo em Urupá

"O homem do campo é quem mantém Rondônia no azul, com as contas do estado em dia, gerando riqueza e produzindo alimento para a cidade", frisou Alex Redano.

Nim Barroso participa da entrega de equipamentos agrícolas para fortalecer a agricultura familiar em Urupá

Durante a visita, foram entregues uma carretinha basculante, uma plantadeira e uma grade aradora

Deputado Jean Mendonça anuncia novos investimentos para Pimenta Bueno e região

Parlamentar confirmou novos investimentos em pavimentação e os estudos para a construção da ciclovia que liga o distrito de Itaporanga ao município de Espigão do Oeste

Ieda Chaves investe mais de R$ 90 mil para fortalecer produção agrícola em Nova Mutum Paraná

Associação do Observatório Socioambiental conta com novas bancadas e estufas

Envie seu Comentário