Deputados derrubam veto e mantêm alteração em projeto que beneficia pequeno produtor

Deputados derrubam veto e mantêm alteração em projeto que beneficia pequeno produtor

Por 18 votos a 0 a Assembleia Legislativa derrubou na tarde desta terça-feira (10) o veto total do Executivo ao Projeto de Lei nº 049, que acrescenta dispositivo à Lei Complementar nº 536. A mudança favorece pequenos produtores rurais, definindo a taxa a recolher por cabeça de bovinos e bubalinos (búfalos). O autor do projeto, deputado Ismael Crispin (PSB), explicou que a alteração não traz despesas ao Governo e pediu apoio dos colegas para a derrubada. 

Na prática, o projeto inclui a alínea “c” na Lei Complementar nº 536, estabelecendo que a taxa a recolher por cabeça será de 0,6% do valor da UPF-RO, independentemente da quantidade de bovinos e bubalinos para o abate. 

Com a mudança, o contribuinte pagará, atendendo os requisitos da lei, apenas pelo número exato de animais abatidos e não por quantidade estimada. 

Dois outros vetos do Executivo foram mantidos pelos deputados. O primeiro deles, mantido por 17 votos a 1, é o veto parcial a projeto referente ao Plano Plurianual (PPA) para o período 2020-2023, conforme estabelece o artigo 134 da Constituição do Estado. 

O outro veto, mantido por 19 votos a 0, foi à revogação da Lei n° 3.018, de 17 de abril de 2013, que dispõe sobre a Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia. O projeto, no caso, deveria ter sido apresentado pelo próprio Poder Executivo.

Fonte: Decom-ALE/RO
Publicada em 10 de dezembro de 2019 às 17:58

 

Leia Também

Presidente Laerte Gomes indica ao Poder Executivo instituição de auxílio financeiro para professores da rede pública estadual de ensino

Sintero afirma que educadores estão tendo gastos extras ao adotar modalidade de ensino à distância em razão da pandemia

Presidente Laerte Gomes solicita perfuração de poço artesiano no distrito de Nova Londrina em Ji-Paraná

Parlamentar indicou ao Governo que sejam tomadas as providências necessárias para solucionar problemas de abastecimento de água na localidade

Presidente da Assembleia anuncia pauta trancada até Governo rever decreto fechando o comércio no interior

A proposta foi do deputado Laerte Gomes, em conjunto com todos os parlamentares estaduais

Adailton Furia critica ação do governo em estender decreto de isolamento à municípios do interior

Parlamentar defende que cabe aos prefeitos decidir como lidar com a situação de cada município

Envie seu Comentário