Ji-Paraná se destaca na implantação do Selo Unicef

Ji-Paraná se destaca na implantação do Selo Unicef

A Prefeitura de Ji-Paraná, aderiu as ações para implantação do Selo Unicef, que é promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. São diversos programas e políticas públicas que devem ser adotadas pelo gestor municipal, voltadas à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.  

Na última avaliação, realizada pelo Fundo das Nações Unidas, Ji-Paraná foi destaque sendo o município de Rondônia que obteve os melhores resultados alcançados nas comprovações das metas instituídas pelo Unicef.

Dentre as principais ações que Ji-Paraná está implantando, estão os programas, Busca Ativa Escolar que visa identificar crianças e jovens que não estão estudando e trazê-los para sala aula, com público alvo de 04 até 17 anos; o programa Trajetória de Sucesso que tem a finalidade de corrigir distorções entre a idade escolar e a série cursada; promoção de ações e campanhas de sensibilização contra o racismo; instituição da Semana do bebê que promove uma série de atividades voltadas a fase da primeira infância, agregando a importância da vacinação para a prevenção de doenças, alimentação saudável, desenvolvimento emocional dos bebês e fortalecimento do vínculo afetivo; oferecer serviços integrados de atendimento e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência.

O Prefeito Marcito Pinto ressaltou que ao participar do Selo UNICEF, o município de Ji-Paraná assumiu o compromisso de elaborar e implantar um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes, especialmente àquelas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Já a Secretária Municipal de Educação, Edilaine Nogueira, explicou que todas as ações acontecem integradas com as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Meio Ambiente e Esporte. “Todas essas secretarias estão trabalhando em conjunto buscando desenvolver e implementar esses programas. A ideia central do Selo Unicef é justamente a de união de esforços dos setores públicos, com envolvimento da sociedade, para que a infância e a adolescência sejam prioridade nos investimentos públicos.

Todas essas ações são avaliadas por período de quatro anos, e os municípios que conseguirem apresentar avanços reais e positivos no final desta avaliação recebem uma certificação com o Selo do Unicef, como se fosse um atestado de que a cidade conseguiu reduzir desigualdades sociais e manter políticas públicas que são referências quanto aos direitos das crianças e adolescentes.

Estão aptos a participar da atual edição do Selo UNICEF, mais 2.300 municípios de 18 estados brasileiros, essas regiões segundo as Nações Unidas, concentram a maior parte dos meninos e meninas excluídos ou em condições de vulnerabilidade social.

Para a certificação do município com o Selo Unicef, é avaliado o desempenho de diversos  indicadores nas áreas de saúde e educação, além índices que indicam melhorias no impacto Social e Gestão de Políticas Públicas.

      

  

Fonte: Decom - Ji-Paraná
Publicada em 06 de dezembro de 2019 às 12:12

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário