Deputado Marcelo Cruz homenageia os 45 anos da OAB/RO e entrega Medalhas do Mérito Legislativo

Deputado Marcelo Cruz homenageia os 45 anos da OAB/RO e entrega Medalhas do Mérito Legislativo

O deputado estadual Marcelo Cruz (PTB) comandou na tarde desta quinta-feira (28), Sessão Solene para homenagear ao atual presidente e aos ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB/RO), com a entrega de Medalhas do Mérito Legislativo. A solenidade é ainda alusiva aos 45 anos de instalação da Ordem em Rondônia. 

"Estamos prestando essa homenagem, em reconhecimento ao trabalho da OAB Rondônia e dos seus ex-presidentes e do atual presidente, pela contribuição à sociedade rondoniense, ao longo de 45 anos de instalação da Ordem", destacou Marcelo Cruz. 

O parlamentar agradeceu ao advogado Fadrício dos Santos, que trabalha em seu gabinete e atuou para tornar possível essa justa homenagem pelos 45 anos da OAB/RO. 

Integraram a mesa de honra o deputado estadual Jair Montes (Avante); o presidente do Tribunal de Justiça, Walter Waltenberg; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Wilber Coimbra; o subdefensor público geral Diego Simão; o procurador geral do Estado, Juraci Jorge, o presidente da OAB/RO, Elton Assis, e o secretário geral do Conselho Federal da OAB, Alberto Ribeiro. 

O deputado Jair Montes destacou que "o advogado tem uma missão importante na sociedade. Eu tive um sonho de ser advogado, mas trilhei o caminho da política. Me realizei com a minha esposa e a minha filha, que se formaram em direito e neste ano conseguiram o registro na OAB/RO". 

Nascido em Apucarana (PR), em 1953, formou-se em Direito em 1980. Iniciou a sua militância na advocacia em Rondônia, na cidade de Ji-Paraná, em 1981. Passou a atuar em Porto Velho e assumiu por três anos a chefia do Incra no Estado. Foi também vice-presidente da OAB/RO e conselheiro federal da OAB. 

"Registro aqui a minha mais profunda gratidão pela homenagem. Estamos firmes, continuamos na luta para fortalecer cada vez mais a nossa advocacia", disse em pronunciamento. 

A Medalha do Mérito Legislativo ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia, no período de (1971/1980 e 1991/1192), Pedro Origa Neto, foi aprovada através do PDL 41/19. 

Pedro Origa é formado na Faculdade de Direito Riopretense e graduado em pedagogia. Iniciou sua militância na advocacia em Rondônia em 1971. Exerceu diversos cargos, como o de secretário de Estado de Justiça, Procurador Geral do Estado, entre outros. 

Pedro Origa Filho falou em nome do seu pai homenageado. "É uma grande honra estar aqui neste momento. Nada mais justo do que essa homenagem partir da Casa do Povo. A história da Ordem se confunde com a luta em defesa da democracia. Ser advogado, não é profissão para covardes. Por isso, a Ordem não foge a qualquer luta, sempre ao lado da sociedade". 

Enquanto a aprovação do PDL 40/19 concedeu a Medalha do Mérito Legislativo ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia, no período de 1995/1997, 1998/2000 e 2001/2003, Hiram Souza Marques.

Hiram Marques é advogado militante em Rondônia desde 1983, atuando ainda como professor universitário. Foi nomeado pelo 5º Constitucional para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, onde atuou como corregedor geral. 

Por fim, através do PDL 39/19, foi concedida a Medalha do Mérito Legislativo ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia, triênio 2013/2015 e 2016/2018, Andrey Cavalcante de Carvalho. 

Andrey Cavalcante é nascido em Porto Velho e formado em direito pela Universidade de Alfenas (MG). POr mais de duas décadas, atua na advocacia rondoniense. 

"Os seres humanos, conscientes de que precisavam resguardar a sua própria dignidade, criaram o Direito, criaram normas para salvaguardá-la. Essa homenagem é justa e merecida e abrange toda a nossa classe de advogados e a nossa instituição OAB Rondônia, que tive a honra de presidir por dois triênios", destacou. 

In Memoriam 

Com a aprovação do PDL 43/19, foi concedida a Medalha do Mérito Legislativo in memoriam ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia, no período de (1974 a 1979), Fouad Darwich Zacarias, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia, à advocacia e ao fortalecimento do estado democrático de direito, no ano que a OAB/RO completa 45 anos de sua instalação no Estado de Rondônia. 

Nascido em 23 de agosto de 1921, em Belém (PA), Fouad Darwich Zacarias se formou na Faculdade de Direito de Belém e é um dos fundadores da OAB/RO, dedicando 35 anos de sua vida à advocacia rondoniense. Chegou a Porto Velho no começo de 1952, atuando como advogado e no ano de 1980 foi nomeado procurador do então Território Federal de Rondônia. Em 1982, passou a integrar o Poder Judiciário de Rondônia, sendo o seu primeiro presidente, se dedicando à criação e instalação do Judiciário. 

O juiz de direito Bruno Darwich, neto do homenageado, recebeu a honraria em nome da família e fez um breve pronunciamento. 

"É com muita honra que venho a esta tribuna representar o meu querido avô. Antes de me tornar juiz, tive a honra de atuar como advogado, junto com meu pai, Sérgio Darwich. Os dois me ensinaram tudo. Me ensinaram muito. Essa homenagem é um recado à população, no sentido de não aceitarmos ataques à nossa democracia. E o chamado é que a Ordem se posicione, antes as opiniões cada vez mais ferozes de uma parte da sociedade que parece querer retroceder, querer perder o que foi construído a ferro e fogo".

Fonte: Decom-ALE/RO
Publicada em 29 de novembro de 2019 às 11:28

 

Leia Também

Ação em parceria com o TRE oferece informação e regularização da situação eleitoral às pessoas em situação de rua

A ação será no Centro Pop, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h às 13h

Deputado Alex Redano destina R$ 660 mil em emendas para Campo Novo de Rondônia

Três associações serão contempladas no município

Deputado Nim Barroso fortalece parceria com município de Presidente Médici

Parlamentar reforçou o seu apoio político à administração

Farol da Oposição - coordenado pelo ITV, é lançado na sede do PSDB Nacional

O “Farol da Oposição”, coordenado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), braço de formação política no PSDB, foi lançado nesta quarta-feira (17), na sede do partido em Brasília

Envie seu Comentário