“Decisão do TSE é um marco para a política e as mulheres”, diz Jaqueline Cassol sobre julgamento de candidaturas fraudulentas

“Decisão do TSE é um marco para a política e as mulheres”, diz Jaqueline Cassol sobre julgamento de candidaturas fraudulentas

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) acompanhou, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira (17), o julgamento de vereadores acusados por candidaturas fraudulentas, no Piauí, por lançar candidatas fictícias no intuito de alcançar a cota de gênero de 30% prevista na Lei das Eleições.

Jaqueline Cassol, que também é presidente do Progressistas em Rondônia, e atua pelo fortalecimento da mulher na política, comemorou a decisão e disse ser um marco na história da política brasileira. “A partir de agora, os partidos deverão estar ainda mais atentos ao cumprimento da reserva de vagas para as mulheres. É um grande passo rumo a equidade de gênero”, destacou.

A parlamentar frisou ainda que a conquista dos 30% obrigatórios para a candidatura de mulheres e também do fundo partidário foram grandes vitórias, mas ainda há muito a ser feito. Em Rondônia, por orientação da presidente da sigla, os Progressistas realizam ações de incentivo e apoio para que as mulheres compreendam a necessidade de participar ativamente da política.

A deputada Jaqueline Cassol já anunciou que o Movimento da Mulher Progressista vai trabalhar para que Rondônia seja o estado com o maior número de mulheres candidatas, proporcionalmente. Uma série de atividades, com este foco, estão programadas para começar nos próximos dias. “Vamos realizar ações para que as mulheres se conscientizem da importância da política na nossa vida. Nós, mulheres, estamos preparadas para sermos protagonistas na política brasileira e nos demais espaços de poder”.

No julgamento do TSE, a parlamentar estava acompanhada das deputadas federais Soraya Santos (PL-RJ), Maragerth Ceolho (PP-PI) e Professora Dorinha (DEM-TO), além da Dra Luciana Lossio, ex-ministra do TSE. O Julgamento também foi importante por marcar a última sessão da procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, primeira mulher a chefiar o Ministério Público da União (MPU) e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Fonte: Assessoria
Publicada em 19 de setembro de 2019 às 17:40

 

Leia Também

Deputado Alex Redano elogia programa e treinamento de tiros para forças de segurança

Treinamento foi realizado no estande de Tiro Esportivo no Clube Portovelhense

Luís do Hospital destaca equilíbrio entre zoneamento e agronegócio em Rondônia

Para o parlamentar, o zoneamento não deve servir como uma barreira ao desenvolvimento, mas sim como uma ferramenta para orientá-lo de maneira sustentável

Deputada Cláudia de Jesus pede melhorias em estradas vicinais de Costa Marques

Dois pedidos de indicação para as Linhas Mourão e 01 foram encaminhados ao DER

Presidente do Sindsef é convidado por Alan Queiroz para compor coligação na eleição municipal de Porto Velho

Nesta quarta-feira (27/03), Almir esteve em reunião

Envie seu Comentário