Mais de 2 mil grávidas estão infectadas por HIV em Rondônia

Mais de 2 mil grávidas estão infectadas por HIV em Rondônia

Descobrir na gestação o diagnóstico do vírus HIV (vírus causador da Aids) e realizar o tratamento com medicamentos antirretrovirais regularmente é a realidade de 2.367 pacientes gestantes da Capital. A maioria do diagnóstico das mães portadoras do vírus acontece quando a grávida realiza os exames da primeira consulta do pré-natal.

A primeira coisa a fazer após receber a confirmação do diagnóstico é procurar tratamento, hoje existem medicamentos que combatem a quantidade de vírus no organismo e evitam que o sistema imunológico da mãe e do bebê seja prejudicado. O tratamento previne a transmissão vertical do HIV, quando a infecção do vírus passa da mãe para o filho, durante o período de gestão (intrauterino), parto ou aleitamento materno. No último ano quatro bebês contraíram o vírus por amamentação na Capital.

Em Porto Velho a Secretaria Municipal de Saúde dispõe do Serviço de Atenção Especializada (SAE), com uma equipe multidisciplinar especialista em atender pacientes portadores de HIV/AIDS. Segundo a secretária de Saúde do Município, Eliana Pasini, “em toda a rede de saúde da atenção básica do município, estão disponíveis exames para detecção do HIV, serviço ofertado às gestantes durante o pré-natal”, informou ela.

O HIV pode ser transmitido de duas formas: horizontal ou vertical. A primeira pode ocorrer quando há sexo sem preservativo, ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas. Já a transmissão vertical ocorre entre a mulher o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. ”Essa forma de transmissão, pode ser reduzida para menos de 2%, com a adoção das medidas eficazes de prevenção,” pontou Régia. A transmissão vertical é a principal via de infecção do vírus HIV na população infantil.

De acordo com Régia Martins, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, todas as gestantes e seus parceiros sexuais devem realizar o teste, uma vez que o diagnóstico e o tratamento precoce pode garantir o nascimento saudável do bebê.

O número de casos de sífilis em gestantes também aumenta, segundo os dados do Sinan/Núcleo IST Aids e Hepatites Virais/Agevisa no primeiro semestre do ano Porto Velho registrou 207 notificações. A sífilis na gestação pode causar trabalho de parto prematuro, abortamento precoce e desenvolver problemas de malformação cerebrais no bebê.

O SAE oferece atendimento humanizado com assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas as gestantes portadoras do vírus e co-infectadas com outras doenças sexualmente transmissíveis, encaminhadas pela Unidade Básica de Saúde ou recebidas na própria unidade. Após o nascimento o bebê infectado pelo vírus recebe tratamento até os dois anos.

O teste rápido para detectar o vírus HIV/Aids e também para diagnóstico da sífilis e das hepatites B e C é gratuito e pode ser realizado no SAE localizado na Avenida Duque de Caxias, em Porto Velho, ou nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento na Policlínica Oswaldo Cruz, na Avenida Jorge Teixeira, Setor Industrial.

No primeiro semestre do ano já foram notificados em Rondônia 323 casos de HIV/Aids, entre os números 134 casos foram confirmados em Porto Velho. A falta do uso da camisinha ainda é a principal causa para aumento no número de casos das doenças.

Fonte: Diário da Amazônia
Publicada em 19 de julho de 2019 às 15:50

 

Leia Também

Prefeitura inicia projeto piloto de regularização fundiária em áreas privadas em Porto Velho

Mais de 2.300 imóveis em áreas privadas já foram regularizados

Programa fomenta realização de curso para formação e qualificação de recursos humanos em saúde

O encontro tem por finalidade agregar as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação no campo científico

Para fortalecer combate ao crime e ressocialização, Rondônia inaugura primeira Central Integrada de Alternativas Penais

A Central Integrada de Alternativas Penais de Rondônia está localizada na Rua Paulo Leal, n° 332 – Centro, antigo prédio do Sine

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de excrementíssimo

O influenciador nega que tenha tido a intenção de ofender a honra do parlamentar

Envie seu Comentário