Só este ano mais de 400 casos de sífilis são notificados em RO

Só este ano mais de 400 casos de sífilis são notificados em RO

Mais de 430 casos de sífilis foram notificados em Rondônia só este ano, sendo a maioria em Porto Velho, segundo dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode trazer complicações, principalmente em mulheres grávidas. O aumento no número de casos em todo o país vem alarmando as autoridades de saúde.

“Tem três fases. A sífilis tem a fase primária, onde ela é caracterizada por uma lesão, uma ferida com as bordas elevadas e o centro dela brilhoso, sem secreção nenhuma e ela não dói. A sífilis secundária já apresenta lesões na pele, na palma das mãos e na planta dos pés. Já a sífilis terciária, depois de alguns anos, já surge atingindo órgãos importantes no ser humano que compromete o cérebro, o coração e os ossos”, explica a técnica da Coordenação Estadual de DST, Francilene Alves.

Um dado que chama a atenção é o numero de mulheres grávidas com a doença: 396 casos foram notificados em todo 2018, uma média de 33 por mês. Este ano no primeiro semestre foram 207 registrados, uma média de 34,5 por mês.

Mais de 400 casos de sífilis foram registrados em Rondônia

Como consequência desses números, aumentou também a notificação de sífilis congênita, quando a doença é passada da mãe para o bebê. Para não transmitir a doença no útero, a mãe precisa passar por um tratamento.

A coordenadora técnica da Agevisa, Maria de Lourdes Silva, reitera que mesmo após o tratamento o bebe é acompanhado.

“Esse bebê precisa ser monitorado, ser acompanhado. As crianças nascidas no Hospital de Base são acompanhadas no ambulatório e também na atenção básica. O bebê precisa estar voltando para a atenção básica para ser acompanhado pela equipe”, diz.

Sem tratamento adequado na gravidez, o bebê pode apresentar complicações e nascer com a saúde comprometida.

Veja dados de casos notificados de sífilis em Porto Velho:
Adquirida – 146
Gestantes – 88
Congênita – 27

Fonte: G1 RO
Publicada em 16 de julho de 2019 às 17:13

 

Leia Também

Através do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública projeto visa combater crimes organizados na região Norte

Governador Marcos Rocha destacou a importância do Centro Norte para a segurança Pública

Pagamento dos servidores públicos do estado de Rondônia será no dia 20

O aquecimento com o pagamento da folha é de aproximadamente R$ 277 milhões

Sepog divulga PIB dos municípios rondoniense em 2017

Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste aparecem como as principais economias dentre os municípios

´´Brasil está no caminho de um futuro tóxico´´diz relator da ONU

Depois de tentar por cinco anos visitar o Brasil, enviado apontou problemas de transparência, legislação e punição para crimes ambientais

Envie seu Comentário