Morre o arcebispo emérito de Porto Velho Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos

Morre o arcebispo emérito de Porto Velho Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos

O arcebispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi faleceu na noite desta segunda-feira (17), em Porto Velho. A primeira informação da morte foi dada num grupo de whatsaap para casais católicos. às 18:30 horas a Igreja confirmou a informação.     

De acordo com as informações, Grechi teve duas paradas cardíacas nesta segunda e vinha reclamando de dores abdominais. O arcebispo deu entrada em um hospital particular da cidade durante a manhã e seguia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele teve a primeira parada por volta das 15h. Depois foi reanimado pelos médicos, mas voltou em estado grave. Agora a noite teve a segunda, mas ele não voltou

Natural da cidade de Turvo (SC), Dom Moacyr foi nomeado bispo por Paulo VI em 1972 e dirigiu a diocese de Rio Branco (AC) até 1998, quando foi promovido a arcebispo de Porto Velho. 

Trabalhando no Acre e em Rondônia, ele se destacou pela atuação em defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Denunciou a violência na região e lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu na militância das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e fez denúncias contra Hildebrando Pascoal. 

Como arcebispo de Porto Velho, contribuiu para a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz de Rondônia e para o fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese. 

Durante oito anos, Dom Moacyr foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), cargo que ampliou sua projeção como um dos principais nomes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Apesar de ter sofrido dois acidentes rodoviários graves, que limitaram suas atividades por vários meses, em 2001 e em 2004, o arcebispo recuperou-se e voltou à ativa. 

Fonte: Viarondonia
Publicada em 17 de junho de 2019 às 20:26

 

Leia Também

Everton Leoni, José Augusto e SIC TV apoiam a CPI da ENERGISA

Everton Leoni por diversas vezes com tom enfático cobrou das autoridades o preço abusivo das tarifas de energia

Ponte do Abunã sofre alteração no projeto e fica para 2020

Além de não ser entregue em 2019, ponte do Rio Madeira, em Abuna, terá mais 800 metros de concreto armado, para evitar alagamento da BR

Sexta-feira de temperaturas amenas em todo o Estado de Rondônia

Possibilidades de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado

Estrada do Belmonte começa a desmoronar comprometendo parte da pista

De extrema importância comercial e tributária para Rondônia e sua capital, a Estrada do Belmont vem assustando quem passa pelo local em..

Envie seu Comentário