Novo presídio com capacidade para mais de 600 apenados é inaugurado em RO

Novo presídio com capacidade para mais de 600 apenados é inaugurado em RO

Mais que uma estrutura moderna e uma necessidade frente a superlotação carcerária no país, a Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso entregue pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14), em Porto Velho, representa a esperança para que internos retornem à sociedade transformados. Haverá oportunidade de ensino e ainda capacitação profissional.

A unidade tem capacidade para 603 apenados do sistema fechado, possui câmeras de monitoramento e controle aéreo. Possui ainda um modelo arquitetônico único, quatro salas de aula, biblioteca; sala de informática; ala para dependentes químicos; parlatório; espaço para visita das famílias; consultório odontológico; consultório médico e enfermaria.

‘‘Ela foi construída para trazer segurança para a sociedade. É uma nova filosofia, uma unidade diferenciada para ser utilizada na ressocialização. Nesse ambiente, presos poderão ter uma nova forma de vida, cultivar sentimento de paz e harmonia com a sociedade, mas ao mesmo tempo está pronta a usar o rigor da lei’’, considera o governador. Segundo a secretária da Sejus, Etelvina Rocha, além das salas de aula, a unidade vai contar com oficina de mecânica e foi projetada para trazer segurança, também, para o servidor, tendo em vista que os comandos são feitos por cima, no segundo piso.

A solenidade também foi marcada pela entrega de equipamentos ao Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) que tem como proposta estabelecer a segurança interna dos estabelecimentos prisionais.

HOMENAGEM

Em seu próprio nome, a unidade prisional carrega a importante missão de honrar o legado de um agente penitenciário que defendeu com excelência o sistema prisional como instrumento de mudança social. Thiago Aguiar Afonso ingressou no sistema penitenciário em abril de 2012, viveu o dia a dia das unidades prisionais, esteve presente e foi fundamental na contenção de rebeliões e nesta gestão se tornou chefe do Controle Interno da Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus).

Profissional admirado por todos que o conhecia, inclusive por Marcos Rocha desde a época que era secretário de Justiça, o pequeno Girassol, como era conhecido pelos mais próximos, partiu cedo, mas terá sua memória eternizada no Estado de Rondônia. Os pais do agente, Isabel Cristina e Jorge Afonso, receberam do governador réplica da placa que ficará fixada na unidade. O casal de filhos do agente penitenciário também receberam homenagem.

‘‘Ao receber a notícia do nosso querido governador Marcos Rocha que tanto admirava o nosso filho, da entrega desse importante prédio e que ele teria o nome do nosso Thiago, a emoção foi muito grande. Eu confesso que quase não estava saindo de casa, mas essa notícia foi uma injeção de ânimo e já consegui retomar o trabalho. Essa homenagem marca a trajetória do nosso querido filho de amor a seu trabalho como agente penitenciário’’, disse Isabel Cristina.

‘‘Quando eu fui convidado a assumir o sistema prisional, eu não queria, pelas dificuldades que existiam, mas pela insistência do na época do governador Confúcio Moura, agora senador, eu aceitei porque teria liberdade para agir. E eu fui preocupado com as pessoas que eu iria conhecer no sistema prisional, sabendo que, por ser coronel, o sistema prisional não me queria, os agentes não me queriam, só que eu fiz dentro do sistema prisional cerca de 70% do efetivo de amigos. Conheci pessoas de valor entre elas o Thiaguinho. Uma pessoa do bem, extremamente dedicado, íntegro, que queria ver as coisas certas e foi destravando os processos’’, recorda o governador.

Marcos Rocha destacou, ainda, que a atitude de Thiago, que sempre estava pronto a defender sistema prisional – defender não o governo, mas o Estado – deve ser seguida por todos. ‘‘Quando eu comentei com ele que iria escolher o nome de agente penitenciário para a unidade, ele me agradeceu por honrar a classe de agentes penitenciários. Estávamos buscando um nome para os 603, ele chegou a sugerir vários nomes e hoje está aqui o nome do nosso Thiago eternizado e eu peço aos companheiros de farda dele que hajam como o Thiago agiria, fazendo de tudo pelo sistema e fazendo com honra’’, disse o governador emocionado.

UNIÃO

Estiveram presentes na solenidade representantes dos três poderes e de instituições representativas da sociedade como a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), Tribunal de Justiça (TJ/RO), Tribunal de Contas (TCE/RO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e Defensoria Pública Estadual (DPE).

‘‘A gente está mostrando que é possível fazer diferente, esquecendo a velha política do toma lá, dá cá. Aquelas coisas que sempre prejudicaram a nossa sociedade. Quero honrar todos os nossos servidores, mas isso será passo a passo. Tudo que tem quer feito com muita sabedoria. Trazer recurso para o Estado primeiro, promover o desenvolvimento para que empresas possam gerar mais recurso sem aumentar carga tributária. Temos que fazer mais com menos. Eu vou sempre defender a população’’, afirma Marcos Rocha.

Para o governador, o estado está passando por um momento de transformação. ‘‘Nós temos lutado contra a corrupção. Conseguimos economizar R$ 95 milhões em três meses e continuamos contendo gastos. Nós estamos fazendo o máximo para que a gente possa melhorar a vida do cidadão’’, disse destacando ainda que o sonho do governo é que num futuro breve não seja mais preciso inaugurar presídios, mas que as unidades prisionais se tornem museus.

Fonte: Secom
Publicada em 14 de junho de 2019 às 14:29

 

Leia Também

Prédio da Rondobras destruído por incêndio começa ser demolido em Porto Velho

A demolição desta terça foi apenas dos andares superiores. A previsão é de que o térreo também seja derrubado e o entulho retirado nos próximos dias

Divulgado gabarito da 2ª fase e 3º dia de provas do concurso da Prefeitura de Porto Velho; confira

Provas foram realizadas no dia 21 de julho em Porto Velho. Em todo o processo seletivo quase 75 mil inscritos disputam por mais de 800 vagas.

PF deflagra operação para prender hackers que invadiram celular de Moro

De acordo com a PF, os mandados foram executados nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto

Curso de capacitação em Porto Velho orienta terceiro setor à execução de projetos

A abertura oficial está prevista para as 8h da quinta-feira. Os interessados poderão fazer a inscrição no site.

Envie seu Comentário