Hospital de Base volta realizar angioplastia cerebral, angioplastia de aneurisma e cateterismo

Hospital de Base volta realizar angioplastia cerebral, angioplastia de aneurisma e cateterismo

O setor de Hemodinâmica do Hospital de Base Ary Pinheiro, unidade referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia, retoma, nesta sexta-feira (15), a realização de exames de angioplastia cerebral, angioplastia de membros inferiores, angioplastia coronariana e cateterismo cardíaco.

Os procedimentos voltam a ser realizados após a reativação do angiógrafo, equipamento de alta complexidade utilizado nos exames, que estava quebrado desde o ano passado. Cerca de 350 pacientes, que aguardavam na fila de espera por exames de procedimentos eletivos, começam ser atendidos, informou Graciliano Maia Neto, coordenador do setor de Hemodinâmica do Hospital de Base.

De acordo com Graciliano Maia, o setor trabalha com expectativa de realizar 250 procedimentos ao mês. Desde sua implantação, o setor de Hemodinâmica realizou 1.999 procedimentos. Deste total, cerca de 70 por cento são pacientes da capital, aponta o setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Segundo Graciliano Maia, a angioplastia coronariana é um procedimento cirúrgico minimamente  invasivo do coração, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres  e próteses endovasculares, que realizam a desobstrução das artérias coronárias.

Este processo permite que as artérias coronárias voltem ao seu funcionamento regular, possibilitando que o coração receba maior fluxo de sangue e continue trabalhando normalmente. Isso garante ao paciente um tempo de internamento menor e recuperação mais rápida que cirurgias convencionais, explica Graciliano.

O secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, afirma que a retomada dos exames pelo setor de Hemodinâmica do HB mostra o comprometimento do governo de Rondônia com a melhoria da qualidade da Saúde no Estado.

Ele destaca ainda que somente o Hospital de Base realiza – pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia-, procedimentos como cateterismo e angioplastia, daí a importância de manter a oferta dos serviços sem nenhuma interrupção.

Fonte: Secom
Publicada em 15 de março de 2019 às 16:59

 

Leia Também

Crescimento da soja em Porto Velho: de 255 hectares plantados em 2005 para mais de 30 mil em 2022

Safra recorde de 112 mil toneladas marca uma forte expansão do plantio de soja na capital

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Data é celebrada no dia do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil brasileira

Prefeitura atua junto com a Defensoria Pública e parceiros para levar serviços ao baixo Madeira

Com a participação da SMD, são oferecidos serviços à população de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação

Rodovia-460 recebe melhorias do Governo de RO, nos 34 quilômetros entre Buritis e o distrito de Rio Pardo

Equipe da 15ª Residência Regional do DER trabalha na recuperação da RO-460

Envie seu Comentário