Hemocentro pede doação de sangue para reforçar estoque no período da folia de carnaval

Hemocentro pede doação de sangue para reforçar estoque no período da folia de carnaval

Às 7h15 cinco doadores de sangue aguardavam na recepção da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), mesmo com a chuva torrencial que iniciou a sexta-feira (15), duas semanas antes ao período do Carnaval. Mesmo com a movimentação no hemocentro, o Governo de Rondônia convoca doadores de sangue A+ e O-, que estão em estoques críticos, para garantir cobertura nas necessidades do Estado no período de Carnaval.

O hemocentro passou por estágios críticos de escassez das bolsas com tipagens sanguíneas comuns, principalmente A+ e O+, nos últimos três meses e trabalha com ações internas para conscientização e promoção da doação. A preocupação no momento continua com o tipo A+ e O-, “Precisamos de todos os tipos para atender as solicitações, mas há três meses estamos buscando melhorar o A+. E O-, precisamos sempre ter um estoque equilibrado porque é um sangue mais raro”, explicou a assistente social Maria Luíza Pereira.

Uma ação de destaque é a possibilidade de participar de grupos no WhatsApp, para receber orientações e conhecer as campanhas atuais. Uma lista na recepção fica disponível para que os visitantes e doadores possam incluir um contato telefônico e serem inseridos ao grupo, onde ficam por dentro das últimas novidades ou tiram dúvidas. O grupo serve também de incentivador para os participantes, pois alguns doadores compartilham imagens pessoais no ato da doação ou após, como um doador que compartilhou uma foto e a mensagem “já fiz meu dever de casa”.

Na programação pré-carnaval, os parceiros estão auxiliando o abastecimento de bolsas de sangue na Fhemeron. A Base Aérea de Porto Velho e o Tribunal de Justiça participam nesse mês de fevereiro, o Ministério Público está organizando uma campanha para doação de sangue e medula óssea, e as demais parcerias continuam, como as igrejas, dentre outras.

Durante os dias de carnaval a Fhemeron deve funcionar em um dos pontos facultativos, na segunda ou quarta-feira, alinhados ao Hemoam, em Manaus, que é uma força auxiliar no processo de sorologia, realizando testes específicos para atestar a qualidade do sangue e liberar a bolsa para a doação, procedimento que deve acontecer em consonância ao funcionamento nos dois Estados.

A hemorede de Rondônia, com vários centros regionais, auxilia no abastecimento sanguíneo do Estado. O Estado possui hemocentros regionais em centros de coleta em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes. Na capital, o atendimento acontece de 7h15 às 18h de segunda a sexta, no sábado de 7h15 às 12h, e nos demais centros no interior, o atendimento ocorre pela parte da manhã, de segunda a sexta. O telefone para atendimento direto é o 3216-2234, mas a população pode encontrar informações também por meio das redes sociais.

RECOMENDAÇÕES PARA DOAÇÃO

A Fhemeron reforça aos doadores a importância da hidratação antes e após a doação, com a ingestão de pelo menos um litro de água, antes de chegar no Hemocentro. “A retirada de sangue é rápida, com média de 12 minutos a coleta, então o sangue consegue se restabelecer, porém é um estresse ao organismo e se as pessoas não estiverem hidratadas pode haver uma queda de pressão”, explicou a presidente Ana Carolina, sobre a hidratação que é recomendada pela Lei de Portaria Consolidada n° 5/2017, portaria 158, do Ministério da Saúde.

É importante também que os doadores estejam alimentados, evitando comidas gordurosas nas últimas 24 horas, pois reflete na realização dos exames. Outra recomendação é sobre o pós-almoço, por ser uma refeição mais completa, é necessária a digestão em duas a três horas antes da doação. Os doadores não podem estar em jejum, mas em casos de pessoas que passam pela avaliação clínica e são aptos, porém limitadas por causa da alimentação, a Fhemeron fornece um pré-lanche leve com bolacha e suco. Após a doação, todos os doadores recebem um lanche leve com sanduíche simples e suco, em algumas ocasiões a Fhemeron fornece também frutas, caldos, mingaus, e outros.

Fonte: Secom
Publicada em 15 de fevereiro de 2019 às 16:29

 

Leia Também

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Rondônia Day reuniu representantes de 25 embaixadas, escritórios comerciais, órgãos do Governo Federal e empresas que apresentaram diversos produtos do Estado

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

As inscrições podem ser efetuadas até dia 2 de abril. Ao todo, estão disponíveis 73 vagas

“Programa Nota Legal Rondoniense” realiza primeiro sorteio do ano, confira os ganhadores

O sorteio do Nota Legal Rondoniense foi realizado durante a Feira do Empreendedor

Vereador Isaque Machado e moradores da rua Popular, bairro Mariana, buscam por mais segurança viária

Reunião na zona Leste de Porto Velho destaca necessidade de redutores de velocidade para proteger moradores e condutores locais

Envie seu Comentário