Rio Madeira: Sala de Crise é reaberta nesta quarta-feira

Rio Madeira: Sala de Crise é reaberta nesta quarta-feira

A Sala de Crise do rio Madeira (RO) será aberta nesta quarta-feira (23), às 15h, como acontece a cada início de período chuvoso na região desde 2015. Atualmente, a Agência Nacional de Águas coordena quatro Salas de Crise voltadas à gestão de eventos críticos de secas e cheias. Entre elas, a do rio Madeira, que monitora o período de cheia na região.

O objetivo da Sala de Crise é avaliar a situação e as ações voltadas a proteger a população dos impactos da cheia do rio Madeira, caso se agravem. Nesse espaço de articulação, podem ser debatidas e definidas medidas operativas, como as condições de operação dos reservatórios das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, e de resposta, preparadas e implementadas pelos serviços de defesa civil.

No caso do rio Madeira, a Sala de Crise é instituída sempre no mês de janeiro, no início do período de cheias. Caso a vazão na hidrelétrica de Jirau atinja 34 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) antes da data programada, o início da Sala de Crise é antecipado. No dia 21 de janeiro, a defluência na usina estava em 30.790 m³/s, tendo chegado no maior nível neste ano hidrológico em 19 de janeiro, de 31.978 m³/s.

As áreas de cabeceira da bacia do Rio Madeira têm recebido precipitações abundantes no início de 2018 devido a uma área de alta pressão atmosférica que dificulta a passagem das chuvas para outras regiões, havendo uma concentração de chuvas naquele local e aumentando a defluência do rio Madeira.

A Sala de Crise reúne representantes da ANA, dos órgãos de clima e de gestão de recursos hídricos (federais e estaduais), dos setores elétrico e de transportes, de alerta e defesa civil, dos usuários de águas, outras agências reguladoras e órgãos relacionados ao tema. A participação na reunião pode ser presencialmente na ANA ou por videoconferência, aumentando a possibilidade de envolvimento de um grande número de interessados.

O grupo monitora e analisa a evolução das chuvas, das vazões e cotas do rio, e dos níveis e da operação das usinas hidrelétricas instaladas no curso do rio Madeira. Essas informações são usadas para a preparação dos entes envolvidos no sentido de proteger as pessoas e a infraestrutura local.

A periodicidade das reuniões das salas de crise será definida pelos participantes, a depender do comportamento e previsões para o rio.

Foram convidados para a reunião de abertura da Sala de Crise do rio Madeira representantes dos seguintes órgãos: Ministério da Infraestrutura, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério de Minas e Energia,  Ministério dos Transportes, Operador Nacional do Sistema Elétrico,  Serviço Geológico do Brasil, Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Casa Civil da Presidência da República, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Governo de Rondônia, Governo do Acre, Instituto Brasileiro Do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Nacional de Meteorologia, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e dos empreendedores responsáveis pelas hidrelétricas instaladas no rio Madeira.

Fonte: Via Rondonia
Publicada em 23 de janeiro de 2019 às 11:39

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário