Prefeitura de Porto Velho anuncia Programa de Bem-Estar do Servidor

Prefeitura de Porto Velho anuncia Programa de Bem-Estar do Servidor

Já está em desenvolvimento, pela Prefeitura de Porto Velho, o ‘Programa de Bem-Estar do Servidor’ (PBES). O projeto, inicialmente, atenderá os servidores municipais na saúde, amparo social e acompanhamento, através de uma equipe interdisciplinar. O objetivo é melhorar o clima organizacional e humanizar o ambiente de trabalho.

O PBES é viabilizado pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (Dismet), ligada à Secretaria Municipal de Administração (Semad). O Programa é coordenado por Ana Cláudia Geraldes Magalhães, secretária adjunta da Semad.

Segundo ela, o PBES foi pensado para atender uma clientela de servidores com doenças diversas (cerca de 5 mil dos 12 mil servidores) como, por exemplo, ortopédicas, psicológicos, psiquiátricos, dependências químicas, depressão, síndrome do pânico e até câncer. "Esse servidor não tem nenhum tipo de assistência, não médica, mas um espaço para ser ouvido e encaminhado. O índice é elevado e agora as pessoas estão tendo um novo olhar", destacou.

"Todos são acolhidos e recebem uma atenção especial com acompanhamento e com grupo de apoio, além de um calendário com diversas atividades junto às secretarias de capacitação continuada, por exemplo", informou Ana Cláudia.

Dificuldade de desligamento

Pelo PBES, também está sendo pensando o projeto de atenção a pré-aposentadoria e aposentadoria. "Muitas vezes o servidor tem dificuldade de cortar o vínculo de trabalho e muitos são sozinhos. Depois, entram em depressão e ficam doentes, além daqueles que se aposentam, mas sempre vai à secretaria de origem. Esse servidor precisa ter ciência de que é uma nova etapa e que não são incapazes ou improdutivos", comentou.

Idealização

Assim que assumiu a Semad, em 2016, o secretário Alexey da Cunha Oliveira contou que já havia notado a necessidade de implantar um serviço de atendimento exclusivo ao servidor. "Não havia nenhum tipo de mecanismo no Município que absorvesse essas situações e visse o servidor como ser humano, não uma máquina", recordou.

Alexey destacou que um servidor afastado é prejuízo ao Município e para a pessoa, por não mais se integrar a Administração. "Ele acaba se perdendo no meio do caminho, se não tiver apoio de lugar algum", completou o secretário.

"A Semad é pequena em termo de quantitativo de pessoas, imagine as maiores que lidam diretamente com o público como, por exemplo, as Secretarias Municipais de Saúde, Educação. Agora, com esse programa, é algo que a gente pode ajudar ao servidor e, essa ajuda, contribui com a Administração", finalizou.

Equipe

O Programa de Bem Estar do Servidor (PBES) foi elaborado em equipe. Coordenado pela secretária adjunta da Semad, Ana Cláudia Geraldes Magalhães, com apoio da psicóloga Clarissa Soares da Silva Dias e da Assessora Técnica Vanessa Delfino Dourado. Além delas, com a colaboração de Bruna Ferreira dos Santos, Simone da Silva Santos, Valter Gonçalves Santana Junior, Carla Michele Costa Melo Varjão, Sheila Lúcia Marques da Silva Farias Braga.

Local

A sede do PBES, com seis salas disponíveis, é na Av. Carlos Gomes, n°2776, São Cristóvão.

Fonte: Assessoria 
Publicada em 11 de dezembro de 2018 às 08:06

 

Leia Também

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Rondônia Day reuniu representantes de 25 embaixadas, escritórios comerciais, órgãos do Governo Federal e empresas que apresentaram diversos produtos do Estado

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

As inscrições podem ser efetuadas até dia 2 de abril. Ao todo, estão disponíveis 73 vagas

“Programa Nota Legal Rondoniense” realiza primeiro sorteio do ano, confira os ganhadores

O sorteio do Nota Legal Rondoniense foi realizado durante a Feira do Empreendedor

Vereador Isaque Machado e moradores da rua Popular, bairro Mariana, buscam por mais segurança viária

Reunião na zona Leste de Porto Velho destaca necessidade de redutores de velocidade para proteger moradores e condutores locais

Envie seu Comentário