Deputados aprovam projeto de lei que cria o Dia do Capoeirista em Rondônia

Deputados aprovam projeto de lei que cria o Dia do Capoeirista em Rondônia

Os deputados aprovaram na sessão ordinária de terça-feira (4) o Projeto de Lei n. 1.095/18, que institui a data de 1º de novembro como o Dia do Capoeirista no Estado de Rondônia. A proposta, de autoria do deputado Anderson do Singeperon (Pros), segue para sanção do governador e, caso sancionada, a data passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Na justificativa do projeto, o parlamentar afirmou que a data foi escolhida em razão de novembro ser o mês em que é celebrado a Consciência Negra, tornando assim o Dia do Capoeirista a abertura das comemorações e eventos.

“No Estado temos um grande grupo de capoeira, que agora tem reconhecido essa grande expressão, que faz parte não somente da cultura de Rondônia, mas de todo o Brasil”, declarou o deputado durante a sessão.

Segundo ele, o Poder Legislativo rondoniense cumpre o seu papel de difundir a cultura e história com essa referência à capoeira, já que a data ainda não foi nacionalizada, apesar de existir, nesse sentido, projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional.

“Sua prática representa a junção de diferentes manifestações como a dança, música, dramatização, brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Estas características tornam a expressão complexa, apaixonante, surpreendente e rica”, afirmou o deputado.

Anderson argumentou ainda no Projeto de Lei que a capoeira já foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em julho de 2008, como patrimônio cultural imaterial brasileiro e, em novembro de 2014, a Roda de Capoeira foi considerada patrimônio cultural imaterial da Humanidade.

Fonte: Assessoria
Publicada em 05 de dezembro de 2018 às 15:33

 

Leia Também

Deputados atualizam andamento dos trabalhos durante CPI das Reservas Ambientais

Encontro ocorreu no Plenarinho 1 da Alero

Superintendente Municipal de Integração Distrital, Wellem Prestes, anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Com extensa experiência e formação acadêmica diversificada, Wellem Prestes busca representar a população na Câmara Municipal

Alero aprova mais de R$ 7,1 milhões em crédito adicional para Governo de Rondônia

Aprovação aconteceu na sessão realizada na terça-feira, 26

Presidente da Câmara Municipal Márcio Pacele celebra reinauguração do novo Plenário

Espaço reformado reflete compromisso com transparência e excelência no serviço à comunidade

Envie seu Comentário