Aprovado projeto de lei do deputado Anderson que concede porte de arma aos agentes de segurança socioeducativo

Aprovado projeto de lei do deputado Anderson que concede porte de arma aos agentes de segurança socioeducativo

Em dois turnos, os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária de terça-feira (6) o Projeto de Lei nº 1.094/18, de autoria do deputado Anderson Pereira (Pros), que autoriza o porte de arma fora de serviço para os agentes de segurança socioeducativo do quadro efetivo do Estado de Rondônia.

A matéria foi a Plenário, após ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e seus membros entenderam que há simetria nas atividades profissionais tanto dos agentes penitenciários como dos agentes de segurança socioeducativo, além de não existir um impedimento na legislação estadual.

“Isso é um grande avanço para essa categoria que enfrenta os mesmos riscos e desafios dos agentes penitenciários. As ameaças são quase diárias e estes servidores precisam ter meios para se defender fora de serviço”, ressaltou Anderson ao reforçar que o porte, deve ser feito fora do sistema socioeducativo, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente não permite o uso na função.

De acordo com o projeto, o porte para a categoria está em consonância com a Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento), bem como pelas Leis nº 728, de 27 de setembro de 2013 e nº 965, de 20 de dezembro de 2017. “A legislação estadual visa tão somente a explicitar o que já está definido na federal, como já aconteceu em outros estados, a exemplo de Minas Gerais”, justificou o parlamentar.

“Infelizmente hoje vemos vários adolescentes infratores envolvidos com facções criminosas, o que aumenta consideravelmente os riscos para esses profissionais. Precisávamos fazer algo para proteger esses trabalhadores”, ressaltou o deputado Anderson.

O Projeto de Lei segue agora para sanção pelo chefe do Poder Executivo.

Fonte: Assessoria 
Publicada em 07 de novembro de 2018 às 14:24

 

Leia Também

Deputado Diplomado Jhony Paixão prestigia inauguração da nova sede da Assembleia Legislativa

A moderna instalação conta com dois blocos, sendo um de cinco pavimentos, abrigando todos os setores administrativos e de apoio, e outro de 15 pavimentos, mais um subsolo, além de estacionamento privativo para os parlamentares.

Adelino Follador intervém junto a secretarias estaduais em favor de Campo Novo de Rondônia

Prefeito e vereadores estiveram juntos com o parlamentar e secretários de Educação e Segurança

Assembleia revoga Resolução que criava ajuda de custo aos deputados

Decisão foi aprovada na sessão extraordinária desta terça-feira por recomendação do Tribunal de Contas

Maurão de Carvalho diz que encerra o mandato com sentimento de dever cumprido e de cabeça erguida

Após 27 anos de vida pública, ele encerra suas atividades com a inauguração da nova sede da Assembleia

Envie seu Comentário