Dr. Neidson pede providências a Sesau para pacientes ostomizados

Dr. Neidson pede providências a Sesau para pacientes ostomizados

O deputado Dr. Neidson (PMN) relatou durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (6) sobre a situação precária em que pacientes ostomizados estão vivendo tendo em vista que o a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não tem distribuído número suficiente de bolsas aos pacientes.

O parlamentar informou que realizou reunião nesta segunda-feira (5) com pacientes ostomizados que relataram a situação. “Quero lembrar que muitos pacientes chegam a consumir até 60 bolsas por mês e o Estado oferece no máximo dez”, disse Dr. Neidson.

Diante da situação, o deputado procurou o secretário de saúde, Luis Maiorquim, que ficou de dar retorno sobre a situação da licitação e compra das bolsas para distribuição. “Estamos cobrando, através da ALE e de meu gabinete, pois os pacientes passam por humilhações e chegam até a usar sacos de feijão e garrafas PET para poder coletar as fezes e urina”, disse Neidson.

O deputado emitiu requerimento a Sesau onde pede informações do governo da quantidade de pacientes ostomizados, quantidade de bolsas distribuídas e como estão sendo distribuídas.

Outro ponto levantado pelo deputado no requerimento a Sesau é o motivo da demora para a realização do exame de colonoscopia e das cirurgias de regularização do trato intestinal, que chegam a demorar mais de um ano para regularizar.

“A bolsa é uma necessidade e a maior base dos pacientes faz tratamento no Barretinho e precisa das bolsas por longo período”, informou Dr. Neidson.

O custo médio das bolsas é de R$ 10 a unidade e o deputado Adelino Follador (DEM) ressaltou que “estas pessoas que não têm outro meio, estão sem condições de adquirir, esperam pelo governo e ficam numa situação precária”, finalizou.

Ostomizados

Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

Fonte: Geovani Berno
Publicada em 06 de novembro de 2018 às 17:57

 

Leia Também

Credenciamento para imprensa cobrir posse do governador será realizado na ALE

Profissionais da imprensa somente terão acesso ao local devidamente identificados

Anderson do Singeperon indica aplicação de lista tríplice na escolha dos gestores de unidades prisionais

Agentes Penitenciários anseiam por um mecanismo que traga mais participação

Deputado Adelino participa da abertura do Natal em Ariquemes

Cerimônia é marcada pela atração da maior árvore de Natal do Estado; parlamentar também visitou escolas

Corregedoria-Geral do MP promove Capacitação na Área de Atuação Extrajudicial

O curso tem como público-alvo Promotores de Justiça em estágio probatório do Ministério Público de Rondônia, membros convidados dos Ministérios Públicos dos Estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso, além de Procuradores e Promotores de Justiça que atuam na área extrajudicial

Envie seu Comentário