União de esforços busca acolher estrangeiros em situação de risco em Ji-Paraná

União de esforços busca acolher estrangeiros em situação de risco em Ji-Paraná

Diversas famílias estrangeiras, imigrantes e refugiadas, estão sendo atendidas e recebendo apoio em Ji-Paraná, através da criação de um comitê, formado por diversas entidades públicas, religiosas, assistenciais e filantrópicas. A ação de acolhimento teve início na última segunda-feira (13) e segue até o próximo dia 21 de janeiro.

Os atendimentos estão sendo realizados na igreja São Sebastião, no bairro Jardim dos Migrantes, no horário das 15:00 horas às 21:00 horas, e tem como  objetivo garantir assistência emergencial e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e que estão na cidade em decorrência do fluxo imigratório.

No local, as famílias estão tendo acesso a roupas, gêneros alimentícios, material escolar, utensílios domésticos, itens de necessidades básicas, inscrição no cadastro único do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), triagem para orientações e direcionamento para terem acesso a políticas públicas, como acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação.

Segundo a assistente social, Lidiane Tanazildo, uma das dificuldades é quanto a falta de intérpretes. “Ontem tivemos quatro voluntários para fazer a tradução, porém não foi suficiente. Estamos precisando de voluntários”, destacou.

Lidiane disse ainda que muitas das pessoas atendidas estão a procura de empregos ou de capacitação profissional e até de aulas de português para aprenderem a se comunicar melhor.

O comitê foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, uma vez que nos últimos meses, a cidade de Ji-Paraná passou a receber uma grande quantidade de venezuelanos. Fazem parte do Comitê a Diocese de Ji-Paraná, Pastoral dos Migrantes, Associação Pronto Socorro de deus, Igreja Missionária Unidas JM, Sebrae, Ifro, Poder Legislativo, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Decom - Ji-Paraná
Publicada em 14 de janeiro de 2020 às 13:47

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário