Tapembol é difundido no 4º Congresso Estadual de Educação Física, em Cacoal

Tapembol é difundido no 4º Congresso Estadual de Educação Física, em Cacoal

O tapembol é um esporte que vem ganhando adeptos em todo país e no exterior. A modalidade é uma das novidades que será apresentada no último dia do 4º Congresso Estadual de Educação Física, que acontece até sexta-feira (26), no Cacoal Selva Park, no ginásio Rui Teixeira e na escola estadual Bernardo Guimarães, em Cacoal.

Originado em 2007, em Caeté, cidade histórica da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), o tapembol é um esporte coletivo em que os atletas de duas equipes conduzem uma bola pelas mãos na busca de gol. Vence o time que pontuar mais, a exemplo de outros esportes.

O esporte foi criado a partir de uma recreação escolar. Adeptos da região Sudeste e do Ceará já realizam competições regulares. No exterior, o tapembol foi apresentado no Canadá, Portugal e Peru, em intercâmbios acadêmicos e missão humanitária.

Aberto na terça-feira (23), o 4º Congresso tem a proposta de ofertar conhecimentos aos profissionais da área vinculados ao governo estadual, com palestras, fórum, mesa redonda, cursos e apresentação de 10 projetos que concorrem ao Prêmio Experiência de Sucesso de 2018.

“O evento tem o objetivo de elevar o nível técnico dos nossos educadores físicos. E a premiação é um incentivo e valorização do perfil dos nossos profissionais. Os projetos a serem apresentados poderão ser compartilhados entre as escolas”, disse o professor Ítalo Aguiar, gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Coube ao professor PhD. Vernon Furtado da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a tarefa de abrir os trabalhos aos congressistas. Em palestra, ele abordou o tema “Desenvolvimento hábil motor: do nascimento à fase adulta”.

O congresso segue nesta quarta com dois cursos. No Cacoal Selva Park, durante todo o dia, o curso será sobre danças, ginástica e expressão corporal. No ginásio Capitão Rui Teixeira, também durante todo o dia, os congressistas participam do curso sobre metodologia do ensino do handebol.

Palestra sobre o “Desenvolvimento humano”, a ser proferida pelo professor PhD Edison de Jesus Manoel, da Universidade de São Paulo (USP), e o “Fórum de Desporto Escolar” preenchem a manhã da quinta-feira (25), no Cacoal Selva Park. No período da tarde e no mesmo local, o palestrante paulista aborda “Desenvolvimento motor: de ações à ambientes, espaços e cenários”. Em seguida ocorre as apresentações dos projetos do Prêmio Experiência de Sucesso 2018.

O Congresso Estadual encerra as atividades na sexta-feira (26) com os cursos de tapembol, no ginásio Capitão Rui Teixeira, e Metodologia do ensino do voleibol, na escola Bernardo Guimarães. Ambos durante todo o dia.

Fonte: Paulo Sérgio
Publicada em 24 de outubro de 2018 às 16:23

 

Leia Também

Prefeitura alerta sobre cadastro em novo sistema de bilhetagem

É necessária a mudança do cartão tendo em vista que o sistema de bilhetagem é diferente do Consórcio SIM e, com isso, não haverá compatibilidade com o COM Card

Profissionais do Hospital de Campanha Zona Leste comemoram alta de pacientes que venceram a luta contra a Covid-19

Mesmo com todo o esforço, a ciência mantém as pesquisas para encontrar um tratamento eficaz ou uma vacina que evite a contaminação da Covid-19.

Postos de combustíveis de Rondônia devem dar visibilidade sobre nova gasolina ao consumidor, alerta Procon

Com isso o órgão oficializou uma notificação nesta quarta-feira (23), ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Rondônia

Rondônia é destaque com o melhor índice de segurança alimentar da região Norte

A alimentação de qualidade é item essencial para garantir a sobrevivência e a saúde dessas famílias.

Envie seu Comentário