Semusa encerra Semana de Combate à Sífilis com capacitação de profissionais

Semusa encerra Semana de Combate à Sífilis com capacitação de profissionais

Cerca de 300 profissionais de saúde do Município e do Estado, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, participaram na segunda,22, e terça,23, do “Seminário Integrado na Prevenção e Controle da Sífilis Congênita em Rondônia”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa).

O objetivo da formação dos profissionais, segundo a titular da pasta da Saúde, é reduzir os casos desse tipo de sífilis (transmissão de mãe para o filho), aumentar o diagnóstico precoce e o tratamento através do pré-natal, com no mínimo sete consultas.

“Os testes rápidos são disponibilizados nas unidades básicas de saúde e a indicação para as gestantes é que seja realizado na primeira consulta do pré-natal. É necessário também tratar o parceiro”, explicou Régia Pacheco, diretora da Vigilância em Saúde.

Durante os dois dias de encontro, os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de conhecer o panorama epidemiológico da sífilis no Brasil, em especial em Rondônia, sob a ótica do manejo clínico da sífilis adquirida e congênita, por meio da linha de cuidado e da investigação epidemiológica.

Foram abordados os temas: Integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde; Estratégia paraImplantação para Testagem Rápida para Sífilis, HIV e Hepatites Virais, “Execução e Emissão de Laudos deTestes Rápidos”, “Projeto Resposta Rápida a Sífilis”, “Rede Cegonha” e o “Pré-natal do Parceiro comoEstratégia de Prevenção e Controle” e relatos de experiências.

Para a gestora em Saúde Coletiva, enfermeira Liney Maria Araújo, do SAE de Cuiabá, que participou do evento como palestrante, a importância do atendimento humanizado foi um dos destaque. “É uma relação de confiança entre o paciente e o profissional que o atende, é importante olhar o indivíduo além da doença”, disse.

 

Fonte: Comdecom
Publicada em 24 de outubro de 2018 às 16:31

 

Leia Também

Prefeitura alerta sobre cadastro em novo sistema de bilhetagem

É necessária a mudança do cartão tendo em vista que o sistema de bilhetagem é diferente do Consórcio SIM e, com isso, não haverá compatibilidade com o COM Card

Profissionais do Hospital de Campanha Zona Leste comemoram alta de pacientes que venceram a luta contra a Covid-19

Mesmo com todo o esforço, a ciência mantém as pesquisas para encontrar um tratamento eficaz ou uma vacina que evite a contaminação da Covid-19.

Postos de combustíveis de Rondônia devem dar visibilidade sobre nova gasolina ao consumidor, alerta Procon

Com isso o órgão oficializou uma notificação nesta quarta-feira (23), ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Rondônia

Rondônia é destaque com o melhor índice de segurança alimentar da região Norte

A alimentação de qualidade é item essencial para garantir a sobrevivência e a saúde dessas famílias.

Envie seu Comentário