Semana Municipal da Educação: momentos de reflexão e troca de experiências

Semana Municipal da Educação: momentos de reflexão e troca de experiências

O evento, realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem por finalidade proporcionar aos participantes momentos de estudo e reflexão, em um ambiente de aprendizagem e troca de experiências. Dentro da programação da Semana Municipal de Educação, que segue até a próxima sexta-feira, dia 9, acontece também o 6º Seminário de Educação Inclusiva.

Professores, gestores, técnicos e demais profissionais da área de educação e das comunidades escolares estão aproveitando ao máximo estes primeiros momentos. A opinião é da coordenadora da Semana Municipal de Educação, Helen Maciel.

Para Helen, tanto na palestra de abertura, na segunda-feira à tarde, que teve como tema “O Educador Reflexivo e Propositivo”, ministrada pela professora doutora Marli Lúcia TonattoZibetti, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Campus de Porto Velho, quanto na palestra desta terça-feira, pela manhã, tendo como título “A Criança Potente e Investigativa: Concepções e Práticas”, ministrada pela professora doutora Naiara Nienow, da Unir/Campus de Ji-Paraná, “foram extremamente positivas. Nós, da organização, percebemos que já nestes dois primeiros dias as pessoas se mostraram mobilizadas, interessadas, participativas. Estamos vivenciando uma experiência riquíssima, pois percebemos que estão resultando em momentos de reflexão pedagógica, reflexão da própria práxis escolar”.

Programação

Ainda pela manhã estava programada uma mesa redonda com o tema “Assim Pensamos a Educação Infantil para as Crianças de Ji-Paraná”, mediada pelas professoras da Rede Municipal de Ensino Eliane Eleutério, Karine Crisoni e Silmara de Alcântara Xavier. À tarde, devem ocorrer minicursos sobre “A Criança Investigativa” nas salas da Unir.

Quarta-feira, 7

Amanhã, a programação da Semana Municipal da Educação abre com a palestra “A Inclusão na Educação Infantil”, ministrada pela educadora Maria Cecília, técnica da Semed e na sequência, a também técnica da Semed, Juverlandia Oliveira Pinto aborda o tema “A BNCC para a Educação Infantil, Quais as Mudanças?”. À tarde serão ouvidos depoimentos sobre“Percurso Formativo”, das professoras da Rede Municipal Rosangela Blaka Pereira e Armelinda Borges da Silva.

Quinta-feira, 8

Na quinta-feira pela manhã, a mesa redonda sobre “A Diversidade Étnico Racial e Indígena – Cadernos Escolares – o que Revelam Sobre a Temática Indígena na Escola?”, mediada pela professora da Rede Municipal Josélia Neves e a mesa redonda com o tema “Como as Escolas Estão Trabalhando as Questões Étnicos Raciais?”, mediada pelo professor doutor Paulo Sérgio Dutra, da Unir/Ji-Paraná, abrem os trabalhos. Na sequência acontecema apresentação dos banners com alguns trabalhos realizados nas escolas e uma palestra sobre Neuroaprendizagem com a psicopedagoga Graciely Nunes. À tarde, a palestra é sobre “A inteligência Emocional”, com o educador André Luiz seguida da apresentação de artigos e de uma roda de conversa do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

Sexta-feira, 9

A sexta-feira abre com a palestra “Infâncias e o Ensino Fundamental”, ministrada pela professora mestra e secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira. Às 10 horas deverá acontecer uma avaliação da Semana Municipal da Educação e em seguida o encerramento do evento.

Fonte: Decom Ji-Paraná
Publicada em 06 de novembro de 2018 às 15:03

 

Leia Também

Assembleia Legislativa aprova recomposição salarial para servidores do Judiciário

Alteração deve ser implementada ainda em março

Governador Marcos Rocha assina decreto para garantir mais voos a Rondônia

Empresas são a favor da proposta e confirmaram aumento do serviço ainda para 2024

Nesta “Sexta-Feira Santa” não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais

O feriado nacional da Paixão de Cristo é tradicionalmente comemorado na sexta-feira da Semana Santa

Prazo para licenciamento de veículos com placa final 1,2 e 3 encerra na quinta-feira, dia 28

O último dígito da placa determina o mês de pagamento do licenciamento para manter o documento do veículo atualizado

Envie seu Comentário