Saúde de Rondônia não vai parar, diz deputado Jair Montes

Saúde de Rondônia não vai parar, diz deputado Jair Montes

Através de um trabalho sério de articulação política realizada pela Assembleia Legislativa, a saúde de Rondônia não vai mais entrar em greve. Hoje pela manhã, após um acordo entabulado no final de 2019, o Governo do Estado finalmente aceitou o encargo de apresentar uma contraproposta para o PCCR dos servidores da saúde, que já vem se arrastando há pelo menos 10 anos. 

A reunião que colocou fim a uma possível greve estadual aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa com a presença dos quatro sindicatos representativos da saúde estadual – Sinsaúde, Sintraer, Simero e Sinderon, além de deputados estaduais que costuraram o acordo, e representantes do Governo de Rondônia – Sesau, Sefin, Casa Civil e Sepog.

Segundo o deputado Jair Montes, o Legislativo foi decisivo no acordo e agiu como mediador da negociação, chamando o Estado para discutir a proposta, reaproximando o Executivo do servidor estadual. “Os sindicatos há anos aguardavam por esse desfecho e já haviam votado um indicativo de greve. Caso esse acordo não saísse hoje, os servidores iriam cruzar os braços em todas as unidades do Estado”, ressaltou Jair. 

Ele deu detalhes da negociação e acredita que será questão de tempo o servidor da saúde estadual comemorar essa importante vitória. “O Governo se comprometeu em contratar uma empresa especializada para a elaboração do PCCR. Após o levantamento, o Executivo vai enviar o projeto com as novas tabelas para aprovação pela Casa de Leis. Esse trabalho deve durar até o fim do primeiro semestre de 2020”, comentou Jair. 
Ao finalizar, Jair destacou a luta dos servidores e que até que o projeto seja enviado para aprovação, o Executivo irá pagar R$ 258 de auxílio-saúde a toda a categoria, um aumento significativo de R$ 158 no benefício pago atualmente a esses servidores. “Uma negociação satisfatória. Hoje o parlamento mostrou toda sua importância como representante do povo, conseguindo encaminhar uma pauta importante que vai beneficiar centenas de servidores”, finalizou. 

Deputados presentes à reunião: Dr. Neidson (PMN), Jair Montes (Avante), Eyder Brasil (PSL) e Chiquinho da Emater estiveram presentes à discussão, além do deputado federal Mauro Nazif (PSB). Pelo lado do Governo estadual: o secretário estadual de Saúde (Sesau), Fernando Máximo, o secretário de Finanças (Sefin), Luiz Fernando, o chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, e o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento (Sepog), Jailson Viana.

Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 10 de janeiro de 2020 às 20:04

 

Leia Também

Presidente Laerte Gomes indica ao Poder Executivo instituição de auxílio financeiro para professores da rede pública estadual de ensino

Sintero afirma que educadores estão tendo gastos extras ao adotar modalidade de ensino à distância em razão da pandemia

Presidente Laerte Gomes solicita perfuração de poço artesiano no distrito de Nova Londrina em Ji-Paraná

Parlamentar indicou ao Governo que sejam tomadas as providências necessárias para solucionar problemas de abastecimento de água na localidade

Presidente da Assembleia anuncia pauta trancada até Governo rever decreto fechando o comércio no interior

A proposta foi do deputado Laerte Gomes, em conjunto com todos os parlamentares estaduais

Adailton Furia critica ação do governo em estender decreto de isolamento à municípios do interior

Parlamentar defende que cabe aos prefeitos decidir como lidar com a situação de cada município

Envie seu Comentário