Rede Básica de Saúde atendeu 145 mil pessoas em 2018

Rede Básica de Saúde atendeu 145 mil pessoas em 2018

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados de atendimentos realizados na Rede Básica de Saúde no ano de 2018.

Os números são positivos. De acordo com o balanço divulgado, foram 145 mil consultas médicas e de enfermagem nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os atendimentos também ocorreram em escolas e creches, no domicílio dos pacientes, Academia Municipal de Saúde, Unidade Socioeducativa e Prisional.

Desse total de mais de 145 mil atendimentos gerais, 62.476 são consultas médicas. A maioria dos pacientes são mulheres e tem entre 40 a 69 anos.

As consultas de enfermagem também tiveram um registro positivo. Foram 29.755 atendimentos com diabéticos, hipertensos e realização de pré-natal, exames preventivos de colo do útero e da mama. O maior número de pacientes tinha idades entre 20 a 29 anos.

Ainda em 2018 foram realizados mais de 300 mil procedimentos como testes rápidos, coleta de preventivo do colo do útero, curativos, aferição da pressão arterial e glicemia capilar.

As UBS oferecem diversos atendimentos como atividades sobre combate ao Aedes Aegypti, por meio dos agentes comunitários de saúde, ações sobre doenças crônicas, dependência química, envelhecimento, plantas medicinais, saúde mental e do trabalhador e saúde sexual e reprodutiva.

Além disso, segundo a diretora da Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar, as Unidades Básicas de Saúde realizam visitas domiciliares e entidades como escolas e instituições. No ano passado foram quase 160 mil visitas envolvendo os profissionais da unidade como médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde.

“Nós estamos melhorando nossos processos de trabalho para que possamos atender ainda melhor nossos pacientes. Em 2018 tivemos o desafio de iniciar a implantação da Planificação na Rede Básica de Saúde, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Governo do Estado. É um processo que visa organizar nossos serviços para que seja mais eficiente na acolhida dos nossos usuários e na resolutividade do problema que eles apresentam”, ressaltou Marlene Alencar.

De acordo com o secretário de saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki, o balanço demonstra um aumento de quase 50 mil atendimentos como consultas médicas e de enfermagem, se comparado com o ano de 2017.

“Conseguimos dinamizar nosso trabalho e aumentar o atendimento com a mesma capacidade de pessoal. Sabemos que temos sido referência na saúde em Rondônia. A prefeitura atende 17 municípios com uma população em torno de 160 mil pessoas. É um desafio, mas estamos no caminho certo. Por isso agradecemos aos nossos colaboradores que se empenham em oferecer um atendimento de qualidade, apesar de todos os desafios. Os servidores entendem o seu papel e estão comprometidos com esse processo de melhoria da Rede Básica de Saúde”, finalizou o secretário.

Fonte: Decom Ji-Paraná
Publicada em 11 de janeiro de 2019 às 13:35

 

Leia Também

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Rondônia Day reuniu representantes de 25 embaixadas, escritórios comerciais, órgãos do Governo Federal e empresas que apresentaram diversos produtos do Estado

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

As inscrições podem ser efetuadas até dia 2 de abril. Ao todo, estão disponíveis 73 vagas

“Programa Nota Legal Rondoniense” realiza primeiro sorteio do ano, confira os ganhadores

O sorteio do Nota Legal Rondoniense foi realizado durante a Feira do Empreendedor

Vereador Isaque Machado e moradores da rua Popular, bairro Mariana, buscam por mais segurança viária

Reunião na zona Leste de Porto Velho destaca necessidade de redutores de velocidade para proteger moradores e condutores locais

Envie seu Comentário