Programação dos 36 anos da Constituição Estadual supera expectativas

Programação dos 36 anos da Constituição Estadual supera expectativas

O destaque político da semana anterior esteve concentrado nas comemorações, pela Assembleia Legislativa (ALE), dos 36 anos de promulgação da 1ª Constituição do Estado de Rondônia, que ocorreu no dia 6 de agosto de 1983. A programação teve início na terça-feira (6) com sessão solene homenageando os deputados constituintes e autoridades e terminou na sexta-feira (9) com a realização de palestras e seminário. 

Durante os demais dias (quarta, quinta- e sexta-feira) foi cumprida extensa programação com entrega de exemplares da Constituição Estadual edição comemorativa 2019 e desenvolvida com competência e responsabilidade do presidente da Mesa Diretora, deputado Laerte Gomes (PSDB) e pelo coordenador do evento, deputado Ismael Crispin (PSB).

A programação dos 36 anos da Constituição envolveu toda a infraestrutura da ALE, desde a abertura das comemorações na terça-feira (6) com Alvorada Festiva pela Banda de Música da Aeronáutica ALA 6 e hasteamento dos pavilhões (nacional, estadual e municipal).

Após a abertura da sessão solene ocorreu o lançamento do Selo Comemorativo e execução do hino Céus de Rondônia, pela escola de música Vila Lobos. Os deputados constituintes foram homenageados em plenário com a galeria de fotos, inclusive dos ex-presidentes da ALE/RO; exposição alusiva aos 36 anos, sessão plenária ordinária, apresentação do coral Vozes do Madeira, lançamento dos concursos de Redação e da Bandeira Oficial da ALE-RO, Mesa Redonda com membros dos Poderes e participação de convidados.

O encerramento das festividades ocorreu na sexta-feira (9) com seminário para discutir mudanças, correções, imperfeições e aspectos modernos da Constituição Estadual, com a participação de autoridades convidadas, painéis envolvendo temas da maior importância como vicissitudes e modelo ideal para o parlamento brasileiro, sempre com abertura a perguntas dos expectadores.

A mobilização na Assembleia Legislativa durante a semana comemorativa, segundo o diretor da Escola do Legislativo, braço educacional da ALE, voltada para o aprimoramento constante dos servidores e que também atende a população, Fábio Ribeiro, “foi oportuna e ofereceu condições, para que o cidadão comum, que nem sempre conhece o processo constitucional, saiba que a Constituição é a nossa Carta Magna, que regulamenta todo o processo político, social e econômico do País, dos Estados e dos municípios”.

A maneira simples, mas eficiente e participativa de marcar a passagem de mais um ano da Constituição Estadual, aplicada pela ALE através de uma comissão muito bem comandada pelo deputado Ismael Crispin e apoio do presidente Laerte Gomes, segundo Fábio Ribeiro, “demonstra o grau de civismo e de responsabilidade da nossa Casa de Leis com o passado, o presente e o futuro do nosso Estado, um dos mais jovens e promissores do Brasil”.

Fábio disse que a semana festiva, mas de muito trabalho, demonstrou a importância da união de forças na composição do evento. A organização foi exemplar em todos os setores: área técnica com informações precisas, ótima recepção as autoridades e público em geral, programação curta e objetiva com temas de real interesse da comunidade, ampla divulgação e expressiva participação popular.

“Não podemos deixar de parabenizar o presidente Laerte e o coordenador Crispin e sua equipe. A semana foi realmente de momentos marcantes, que ficarão gravados na mente dos homenageados e de quem esteve participando da programação. Parabéns”, concluiu Fábio Ribeiro.

Fonte: Assessoria
Publicada em 12 de agosto de 2019 às 09:03

 

Leia Também

Prefeito Leomar Patrício domina as prévias das eleições majoritária em Machadinho

Apesar da maioria das intenções de voto, a eleição não seria confortável, já que seus dois prováveis opositores, também obteriam quantidade expressiva de votos do eleitorado.

Prefeito Vistoria obras na zona Sul da cidade

O prefeito vistoriou as ruas dos Lírios, Cravo, Copaíba, Girassol, Renascer, Sorocaba e Telã

Energisa é uma vergonha para Rondônia, repudia Nazif

Segundo Mauro Nazif, após as promessas da empresa que se instalou em Rondônia no final de 2018, a Energisa fez um reajuste tarifário de 27% na conta dos contribuintes

Prefeito salientou que novo prédio garante dignidade para as crianças

O prédio tem 10 salas climatizadas, sala de professores, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, banheiros com acessibilidade e espaço para recreação

Envie seu Comentário