Programação dos 36 anos da Constituição Estadual supera expectativas

Programação dos 36 anos da Constituição Estadual supera expectativas

O destaque político da semana anterior esteve concentrado nas comemorações, pela Assembleia Legislativa (ALE), dos 36 anos de promulgação da 1ª Constituição do Estado de Rondônia, que ocorreu no dia 6 de agosto de 1983. A programação teve início na terça-feira (6) com sessão solene homenageando os deputados constituintes e autoridades e terminou na sexta-feira (9) com a realização de palestras e seminário. 

Durante os demais dias (quarta, quinta- e sexta-feira) foi cumprida extensa programação com entrega de exemplares da Constituição Estadual edição comemorativa 2019 e desenvolvida com competência e responsabilidade do presidente da Mesa Diretora, deputado Laerte Gomes (PSDB) e pelo coordenador do evento, deputado Ismael Crispin (PSB).

A programação dos 36 anos da Constituição envolveu toda a infraestrutura da ALE, desde a abertura das comemorações na terça-feira (6) com Alvorada Festiva pela Banda de Música da Aeronáutica ALA 6 e hasteamento dos pavilhões (nacional, estadual e municipal).

Após a abertura da sessão solene ocorreu o lançamento do Selo Comemorativo e execução do hino Céus de Rondônia, pela escola de música Vila Lobos. Os deputados constituintes foram homenageados em plenário com a galeria de fotos, inclusive dos ex-presidentes da ALE/RO; exposição alusiva aos 36 anos, sessão plenária ordinária, apresentação do coral Vozes do Madeira, lançamento dos concursos de Redação e da Bandeira Oficial da ALE-RO, Mesa Redonda com membros dos Poderes e participação de convidados.

O encerramento das festividades ocorreu na sexta-feira (9) com seminário para discutir mudanças, correções, imperfeições e aspectos modernos da Constituição Estadual, com a participação de autoridades convidadas, painéis envolvendo temas da maior importância como vicissitudes e modelo ideal para o parlamento brasileiro, sempre com abertura a perguntas dos expectadores.

A mobilização na Assembleia Legislativa durante a semana comemorativa, segundo o diretor da Escola do Legislativo, braço educacional da ALE, voltada para o aprimoramento constante dos servidores e que também atende a população, Fábio Ribeiro, “foi oportuna e ofereceu condições, para que o cidadão comum, que nem sempre conhece o processo constitucional, saiba que a Constituição é a nossa Carta Magna, que regulamenta todo o processo político, social e econômico do País, dos Estados e dos municípios”.

A maneira simples, mas eficiente e participativa de marcar a passagem de mais um ano da Constituição Estadual, aplicada pela ALE através de uma comissão muito bem comandada pelo deputado Ismael Crispin e apoio do presidente Laerte Gomes, segundo Fábio Ribeiro, “demonstra o grau de civismo e de responsabilidade da nossa Casa de Leis com o passado, o presente e o futuro do nosso Estado, um dos mais jovens e promissores do Brasil”.

Fábio disse que a semana festiva, mas de muito trabalho, demonstrou a importância da união de forças na composição do evento. A organização foi exemplar em todos os setores: área técnica com informações precisas, ótima recepção as autoridades e público em geral, programação curta e objetiva com temas de real interesse da comunidade, ampla divulgação e expressiva participação popular.

“Não podemos deixar de parabenizar o presidente Laerte e o coordenador Crispin e sua equipe. A semana foi realmente de momentos marcantes, que ficarão gravados na mente dos homenageados e de quem esteve participando da programação. Parabéns”, concluiu Fábio Ribeiro.

Fonte: Assessoria
Publicada em 12 de agosto de 2019 às 09:03

 

Leia Também

Deputado Jair Montes foi o principal mediador para a implementação da Lei Estadual que protege os consumidores

O Projeto de Lei N° 4.659, encaminhado pela Assembleia Legislativa do Estado e promulgado pelo governo de Rondônia, assegura uma série de direitos ao cidadão rondoniense em relação ao serviço de distribuição de energia elétrica.

Prefeitura de Rolim de Moura inaugura quadra poliesportiva na Escola polo José Veríssimo

De acordo com o prefeito Luizão do Trento a Secretaria de Educação busca ao longo de sua história promover uma educação de qualidade, sempre preocupada em manter-se alinhada aos parâmetros educacionais brasileiros

Prefeito Hildon Chaves anuncia recapeamento de 64 quilômetros de ruas

Ele também anunciou asfaltamento de um trecho da Estrada de Santo Antônio, o reveillon 2019 e recebeu um caminhão bitrem

Câmara Municipal aprova a reestruturação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Porto Velho (COMPIR)

O projeto retorna ao prefeito Hildon Chaves, para sancioná-lo e com este ato o COMPIR terá a missão de promover e fomentar políticas de igualdade racial no município de Porto Velho.

Envie seu Comentário