Presidente Laerte Gomes solicita cumprimento de Lei que determina prazo de 30 dias para Sesau realizar exames de diagnósticos oncológicos

Presidente Laerte Gomes solicita cumprimento de Lei que determina prazo de 30 dias para Sesau realizar exames de diagnósticos oncológicos

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a necessidade de se cumprir o que dispõe a Lei nº 13.896/2019, que impõe o prazo de 30 dias para que exames relacionados ao diagnóstico de neoplasia maligna sejam realizados. 

A neoplasia maligna, câncer ou tumor maligno, é caracterizada pela proliferação descontrolada e anormal de células devido a alterações no DNA ou a hábitos de vida, podendo essas células se espalharem pelo corpo e comprometer o organismo de maneira geral. 

No dia 30 de outubro deste ano, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante seu exercício na Presidência da República, sancionou a lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer exame diagnóstico de câncer em até 30 dias. As regras entram em vigor em 180 dias. 

“Portanto, em 30 de abril de 2020, as unidades integrantes do Sistema SUS devem estar devidamente preparadas. A nova norma sancionada, altera a Lei nº 12.732/2012 que disciplina o tratamento do paciente com câncer no SUS”, informa o presidente Laerte Gomes. 

O parlamentar concluiu declarando esperar que “o Governo Estadual adote todas as medidas necessárias, para o efetivo cumprimento da Lei, em nome da vida.”

Fonte: ALE-RO
Publicada em 07 de novembro de 2019 às 14:01

 

Leia Também

Deputado Lebrão acompanhando a reforma e ampliação da Ciretran em São Miguel do Guaporé

Estão sendo investidos R$ 600 mil nas obras, atendendo a uma indicação do parlamentar

Laerte Gomes anuncia a liberação de R$ 1,360 milhão para apoiar Presidente Médici

Presidente da Assembleia Legislativa garantiu os investimentos, beneficiando diversos setores do município

Nota de Pesar - Câmara de Porto Velho lamenta morte do superintendente do Banco da Amazônia em Rondônia

O presidente da Casa de Leis municipal, Edwilson Negreiros, do PSB, prestou condolências à família de Wilson Evaristo

Criação da unidade Covid-19 e treinamento de profissionais de saúde são as primeiras medidas do governo em Guajará-Mirim

De acordo com o enfermeiro e técnico da Sesau, Jarbas Bandeiras, os agentes voltam devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) encaminhados pela Sesau a todos os municípios.

Envie seu Comentário