Prefeitura realiza workshop sobre prevenção à violência sexual infantil

Prefeitura realiza workshop sobre prevenção à violência sexual infantil

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã de hoje (17), um workshop sobre prevenção e combate à violência sexual na 1ª  infância. O evento voltado aos profissionais que atuam nas escolas municipais e nas entidades ligadas a rede de proteção à criança contou com a presença de diretores de escolas, professores, orientadores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais.

O Worshop contou ainda com a participaram do Prefeito Municipal, Marcito Pinto (PDT), do Juíz do Trabalho, Carlos Antônio Chagas,  Juíza da Vara da Infância e Juventude, Ana Valeria Ziparro, o Juiz da 2ª Vara Criminal, Edwaldo Fantini Junior, Procurador do Ministério Público Federal, Murilo Constantino, inspetora chefe da Polícia Rodoviária Federal, Ângela Brondolo, e da secretária de Assistência Social, Sonia Reigota.

Com o Tema Desconstruindo Mitos Sobre a Violência Sexual, a equipe multiprofissional do CREAS/PAEFI, orientou os profissionais sobre como identificar e lidar com casos de violência sexual envolvendo crianças. Na oportunidade, foi apresentado os bonecos Pipo e Fifi e os livros pedagógicos que foram adquiridos para um trabalho de prevenção que será realizados nas escolas municipais e também nas entidades da rede de proteção à criança.

Os bonecos Pipo e Fifi e o livro Ensinando proteção contra a violência sexual, são ferramentas educativas que explicam às crianças conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e emoções. De forma simples e descomplicada, ensinam a diferenciar toques de amor de toques abusivos e aponta caminhos para o diálogo, proteção e ajuda às famílias e crianças vítimas de abusos sexuais.

Todo o material de orientação pedagógica foi adquirido pela prefeitura municipal, com recursos no valor de R$ 10 mil reais, oriundos da 1ª Vara do Trabalho, por meio de iniciativa do Juíz Doutor Carlos Antônio Chagas Junior, onde os valores arrecadados com ações trabalhistas, multas e Termos de Ajustamento de conduta (TAC), são revertidos em investimentos para projetos sociais na cidade de Ji-Paraná.

Conforme as informações prestadas, pela psicóloga palestrante, Mariana Coleto, uma média de  1 a cada 5 crianças sofre algum tipo de violência sexual durante a infância. Os abusos ocorrem na mesma proporção independente de etnia, cultura, idade, gênero ou classe social. O abuso sexual, na maioria das vezes, é cometido por uma pessoa da convivência da criança, na qual ela confia e tem sentimentos de afeto. “Por isso, informação é essencial, tanto para os educadores e responsáveis pela criança, quanto para ela mesma”, completou a psicóloga.

Para a coordenadora do CREAS/PAEFI, Glécia Ranny Alves, nunca é cedo demais para a criança aprender esses conceitos, já que o abuso acontece em todas as faixas etárias. Estudos mostram que a informação em assuntos sobre o corpo e a sexualidade torna a criança menos vulnerável ao abuso sexual e com competência e habilidade para se expressar e buscar ajuda caso esteja sofrendo este tipo de violência.

Já o Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, enalteceu a importância de o tema ser tratado junto aos educadores e também ser levado às crianças de uma forma lúdica e de fácil compreensão. O prefeito lembrou que este trabalho de capacitação que está sendo  desenvolvido pelo CREAS/PAEFI é uma extensão das atividades da campanha Faça Bonito que em 2020 chegará a 11ª edição. “A equipe do Creas está ampliando as ações e buscando fazer com que essas orientações chegam cada vez mais longe, especialmente às famílias. Tenho certeza que a forma mais eficaz de combater à violência sexual é a prevenção, feita através da capacitação e sensibilização da sociedade”, ressaltou.

Fonte: Decom - Ji-Paraná
Publicada em 17 de outubro de 2019 às 13:44

 

Leia Também

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

"Esse Governo realmente olhou para a questão das tecnologias e investiu

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Desde 2019, 6.041 imóveis já foram regularizados nos distritos

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado final dos aprovados de processo seletivo

Após análise da documentação, Semad divulgou os nomes dos aprovados

Envie seu Comentário