Poço semi-artesiano do bairro 5º Bec começa a funcionar e irá abastecer quatro bairros de Vilhena

Poço semi-artesiano do bairro 5º Bec começa a funcionar e irá abastecer quatro bairros de Vilhena

O novo poço semi-artesiano que atenderá os bairros Tancredo Neves, Vila Operária, Centro e 5° BEC a partir de agora foi ligado nesta semana pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Cerca de 6 mil residências e estabelecimentos comerciais destas localidades foram beneficiados. Durante a primeira semana após a ligação, está sendo realizado procedimento de limpeza na rede, o que pode acarretar soltura de resíduos na água.

Visto que o antigo poço, já com mais de 15 anos, não atendia a demanda devido ao crescimento populacional da região, a rede começou a apresentar recentemente aumento de substância ferrosa que compõe a rocha do poço.

As análises laboratoriais realizadas por profissionais técnicos do Saae e por uma empresa contratada, não constataram nenhum elemento nocivo à Saúde. No entanto, o aspecto alaranjado e “sujo” da água passou a incomodar cada vez mais os moradores. O diretor geral do Saae, Maciel Wobeto, explicou que para garantir um serviço com mais qualidade e eficiência, a autarquia decidiu por perfurar um novo poço para atender estes bairros.

“Com equipamentos totalmente novos, o poço aberto agora vai atender perfeitamente a população. Iniciamos o trabalho no mês de julho, mas devido às diversas melhorias no local e ao tempo necessário para ligar a energia no local, a inauguração acabou ultrapassando o cronograma previsto”, explica Maciel.

A obra envolve muros, uma casa de comando para proteção dos aparelhos elétricos, 500 metros de extensão de rede e uma perfuração de aproximadamente 120 metros de profundidade. A ligação de energia exigiu uma equipe de profissionais vindos do município de Cacoal e muitas peças trazidas de outros municípios.

O diretor geral explicou ainda que, devido a vazão do novo poço ser maior do que o antigo, foi necessário executar a limpeza da rede para retirar todo o resíduo do antigo poço, sendo necessário a abertura das pontas de rede.

“Orientamos aos moradores que deixem, nesses primeiros dias, as torneiras abertas para eliminar os resíduos dos ramais. Aqueles que têm hidrômetro podem solicitar o desligamento do aparelho para que essa vazão não seja contabilizada durante o período de limpeza da rede”, revela Maciel.

Fonte: Semcom
Publicada em 16 de outubro de 2019 às 14:45

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário