Planalto recebeu informação de que filhos de Bolsonaro poderiam ser presos

Planalto recebeu informação de que filhos de Bolsonaro poderiam ser presos

A edição desta semana de VEJA mostra a mudança de postura de Jair Bolsonaro, que nos últimos meses tem a discursos mais estrilados e passado a negociar com o Congresso Nacional e com o Supremo Tribunal Federal (STF). U então guardado a sete chaves foi decisivo para a transformação do presidente. Auxiliares do Palácio do Planalto receberam a informação de que o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro poderiam ser alvo de uma ordem de prisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Moraes é relator de investigações que apuram o financiamento criminoso de ataques e ameaças a autoridades, divulgação de fake news e custeio de atos considerados antidemocráticos. Por lei, deputados federais, como o caso do Zero Três, só podem ser presos em flagrante e por crimes inafiançáveis. No caso do vereador Carlos, a imunidade protege somente a manifestação de opiniões. Pelos relatos recebidos por auxiliares presidenciais, os dois possivelmente seriam enquadrados em crimes previstos na Lei de Segurança Nacional. O recado foi passado por um dos principais auxiliares de Bolsonaro diretamente ao chefe e aos filhos.

No nal de setembro, novos elementos corroboraram a avaliação palaciana de que os lhos do presidente poderiam ordens judiciais mais drásticas. Em depoimento à Polícia Federal, o deputado Alexandre Frota (PSL-SP) forneceu núm de computadores de Brasília e do Rio, ligados a Eduardo, e que teriam participado de ações de disseminação de fake news na internet. Um dos IPs está relacionado ao email que o lho Zero Três registrou na Justiça Eleitoral.

Alexandre de Moraes é considerado o principal ator que levou o governo Bolsonaro a um ponto de inexão. Ao com descobertas da investigação sobre fake news com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele semeou a certeza no presidente de que ele também estava na linha de tiro para perder o mandato. Tramitam no TSE ações de investigação eleitoral que possível financiamento ilegal da campanha bolsonarista vitoriosa em 2018 e que têm como elemento principal as provas pelo Supremo.

O chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, agora indicado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e t presidente como praticamente um membro da família, também atuou diretamente para conter arroubos do vereador Carlos Bolsonaro. Partiu dele o choque de pragmatismo para o Zero Dois: “Carlos, você não está entendendo. O seu pai tem conciliação. O que você que você quer? Fechar o STF? Se isso continuar, o seu pai pode ser preso”.

Fonte: VEJA
Publicada em 11 de outubro de 2020 às 11:39

 

Leia Também

Deputados atualizam andamento dos trabalhos durante CPI das Reservas Ambientais

Encontro ocorreu no Plenarinho 1 da Alero

Superintendente Municipal de Integração Distrital, Wellem Prestes, anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Com extensa experiência e formação acadêmica diversificada, Wellem Prestes busca representar a população na Câmara Municipal

Alero aprova mais de R$ 7,1 milhões em crédito adicional para Governo de Rondônia

Aprovação aconteceu na sessão realizada na terça-feira, 26

Presidente da Câmara Municipal Márcio Pacele celebra reinauguração do novo Plenário

Espaço reformado reflete compromisso com transparência e excelência no serviço à comunidade

Envie seu Comentário