Papa aceita renúncia de bispo acusado de abuso sexual

Papa aceita renúncia de bispo acusado de abuso sexual

O papa Francisco aceitou a renúncia do bispo de Los Angeles, Alexander Salazar, acusado de abusar sexualmente de um menor de idade, anunciou nesta quarta-feira (19) o Vaticano.

"Lamento informar que em 2005, um ano depois de ele ter sido ordenado bispo, a Arquidiocese tomou conhecimento de uma alegação contra o bispo Salazar de má conduta com um menor", disse o arcebispo de Los Angeles, José H. Gomez, em comunicado. Segundo ele, a acusação contra Salazar resultou de uma suposta má conduta nos anos 1990, quando ele era padre e não um bispo ordenado.

"Embora a denúncia nunca tenha sido comunicada diretamente à Arquidiocese, ela foi investigada pela polícia em 2002, e o promotor não processou", disse o arcebispo.

Gomez não forneceu detalhes sobre a possível má conduta. Mas alegou que o bispo se diz inocente. Salazar, de 69 anos, nasceu na Costa Rica e depois mudou-se com a família para os Estados Unidos, segundo a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA. Ele entrou no Seminário de São João em Camarillo, Califórnia, e foi ordenado sacerdote em 1984.

Em 2004, o religioso foi nomeado bispo auxiliar de Los Angeles e bispo titular de Nesqually pelo papa João Paulo II.

A renúncia de Salazar vem depois que os bispos católicos dos EUA recentemente promoveram uma série de reformas para lidar melhor com os casos de abusos. Em fevereiro, o Vaticano realizará uma reunião sobre a crise mundial de pedofilia que tem deixado a Igreja em crise. (ANSA)

Fonte: Noticia ao Minuto
Publicada em 20 de dezembro de 2018 às 11:27

 

Leia Também

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Rondônia Day reuniu representantes de 25 embaixadas, escritórios comerciais, órgãos do Governo Federal e empresas que apresentaram diversos produtos do Estado

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

As inscrições podem ser efetuadas até dia 2 de abril. Ao todo, estão disponíveis 73 vagas

“Programa Nota Legal Rondoniense” realiza primeiro sorteio do ano, confira os ganhadores

O sorteio do Nota Legal Rondoniense foi realizado durante a Feira do Empreendedor

Vereador Isaque Machado e moradores da rua Popular, bairro Mariana, buscam por mais segurança viária

Reunião na zona Leste de Porto Velho destaca necessidade de redutores de velocidade para proteger moradores e condutores locais

Envie seu Comentário