Mulher morre após ser forçada a dormir em cabana por estar menstruada

Mulher morre após ser forçada a dormir em cabana por estar menstruada

Uma mulher e seus dois filhos morreram depois de terem sido exilados de sua casa como parte de uma tradição nepalesa na qual as mulheres são forçadas a viver em cabanas durante a menstruação, disseram autoridades.

Um porta-voz do governo disse que a mãe, de 35 anos - chamada pela mídia local como Amba Bohora - e seus dois filhos foram encontrados mortos por membros da família e outros da remota cidade de Budhinanda na manhã de quarta-feira (9).

O administrador do distrito de Bajura, Chetraj Baral, disse que eles pensaram que morreram de inalação de fumaça de um pequeno incêndio que mantiveram para ficarem aquecidos na fria região montanhosa a 400 km a noroeste da capital, Katmandu.

Ele disse que a cabana mal tinha espaço suficiente para três pessoas e que partes das roupas que estavam usando também foram queimadas.

Baral disse estar em andamento uma investigação e que ele estava consultando advogados do governo para saber se as acusações seriam feitas contra a família por causa da prática proibida chamada "chhaupadi", que é punida com pena de prisão.

Prática é crime

Aqueles que forçam mulheres e meninas ao exílio durante a menstruação podem enfrentar até três meses de prisão ou uma multa de 3 mil rúpias nepalesas (R$ 100).

De acordo com o Himalayan Times, a tradição hindu foi proibida em 2005, mas continua em algumas aldeias remotas no oeste do Nepal.

Aqueles que seguem a prática acreditam que as mulheres e meninas que ficarão em casa durante a menstruação desagradarão aos deuses e trarão infortúnios à medida que forem considerados impuros.

Enquanto em isolamento, algumas mulheres enfrentam clima extremamente frio, ataques de animais selvagens e muitas vezes precisam viver em condições anti-higiênicas.

Baral disse que o governo agora planeja enviar autoridades para a região para educar as pessoas sobre a prática.

Fonte: Noticia ao Minuto
Publicada em 11 de janeiro de 2019 às 10:16

 

Leia Também

Diretoria dos Progressistas se reúne em Porto Velho para definir planejamento estratégico de 2019

No planejamento está a retomada dos cursos gratuitos para a população

Prefeitura de Ji-Paraná modifica semáforo para aumentar a segurança no trânsito

A mudança é necessária, pois é uma reivindicação antiga da população

Assembleia Legislativa inaugura nova e moderna sede na terça-feira

Solenidade será conduzida pelo presidente da ALE, Maurão de Carvalho

Com apoio da iniciativa privada, Prefeitura fará projeto paisagístico no viaduto da Jatuarana

Além da iluminação, local ficará ainda mais bonito com plantas e árvores floríferas

Envie seu Comentário