Hildon Chaves explica que nas avenidas movimentadas é mais barato recapear do que tapar buracos

Hildon Chaves explica que nas avenidas movimentadas é mais barato recapear do que tapar buracos

Prefeitura da capital só executa operação tapa-buraco onde o fluxo de veículos não é intenso

Para obter uma economia significativa nos custos totais de infraestrutura urbana e garantir a vida útil do asfalto das principais vias de Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que concorre à reeleição com o número 45, optou por trabalhar com o recapeamento das ruas onde o tráfego de veículos é intenso, em vez de seguir fazendo as tradicionais operações de tapa-buraco.

Segundo Hildon Chaves, grande parte das ruas do município não suportava mais operações tapa-buraco, principalmente as vias com grande fluxo de veículos, pois a estrutura era antiga, desgastadas e com várias rachaduras. Ele adiantou que a mesma situação foi verificada em outras prefeituras, como na de Porto Alegre.

Na capital do Rio Grande do Sul a prefeitura constatou que o metro quadrado de buracos tapados em 2016 custou em média R$ 57,30. Em 2017 o município gastou R$ 56,66 por metro quadrado, em média, com o recapeamento das ruas movimentadas.

 “A operação tapa-buraco é uma forma de manter o revestimento de um pavimento em boas condições para garantir segurança aos motoristas, contudo a durabilidade é muito pequena quando o fluxo de veículos é alto. A relação custo-benefício, comparativamente, entre o tapa-buracos e recapeamento, em muitos casos deixou evidente a inviabilidade da operação”, esclareceu.

Hildon Chaves explicou que o custo da operação tapa-buraco acaba sendo muito alto em ruas movimentadas porque a prefeitura precisa voltar ao mesmo local em um curto espaço de tempo. “Constatamos que esses gastos repetidos poderiam ser substituídos por uma restauração total e definitiva do revestimento. Verificamos que essa medida também está sendo adotada em outros estados e a economia é comprovada. Imagine o custo de levar toda uma estrutura mais de uma vez à mesma rua”, detalhou.

Dessa forma, de acordo com Hildon Chaves, ao contrário do que dizem pessoas que não examinaram esse problema com maior cuidado, a prefeitura não está asfaltando ruas sem necessidade.

“As ruas que já tinham asfalto estão sendo recapeadas para garantir sua vida útil e com isso evitar gastos desnecessários futuramente. O valor do serviço de recapeamento no final das contas é muito menor do que o tapa-buraco, pois é algo definitivo e não paliativo”, especificou.

Por fim, Hildon Chaves afirmou que a operação tapa-buraco está sendo desenvolvida somente nos pontos onde o tráfego de veículos é menor. “Em casos assim a durabilidade desse trabalho também é comprovada”, finalizou.

Fonte: ASSESSORIA
Publicada em 21 de outubro de 2020 às 13:31

 

Leia Também

Assembleia aprova incentivo à geração de energia renovável para produtores rurais

Política propõe uso dos ventos, da luz solar, da biomassa

Jean Oliveira elogia sucesso da Campanha de coleta de Sangue em São Miguel do Guaporé

Ao todo 234 bolsas de sangue foram coletadas

Bolsonaro diz ao STF que seria

A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia

Queda na avaliação de Lula é natural, afirma Haddad

Pesquisa Genial/Quaest divulgada no último dia 6 mostrou que 34% dos entrevistados avaliam a gestão petista como "negativa"

Envie seu Comentário