Gabinete de deputado federal José Wilson Santiago é alvo de buscas em operação da PF

Gabinete de deputado federal José Wilson Santiago é alvo de buscas em operação da PF

Com o objetivo de desarticular organização criminosa que teria fraudado as obras de uma adutora na Paraíba, a Polícia Federal (PF) deflagrou, neste sábado (21/12/2019), a operação Pés de Barro.

O deputado federal José Wilson Santiago (PTB-PB), na foto em destaque, está entre os investigados e será afastado do cargo.

A busca e apreensão no gabinete, bem como o afastamento, foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello – deputado, ele tem foro privilegiado. Três assessores do parlamentar e um funcionário dele estão entre os alvos.

São cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, sete ordens de afastamento das funções públicas e 13 mandados de busca e apreensão.

Segundo o G1, a operação prendeu o prefeito de Uiraúna (PB), João Bosco Nonato Fernandes. Também foram alvos um funcionário dele e um empresário.

No total, 80 agentes federais participam da ação, cumprida em Brasília, na capital paraibana, João Pessoa, em Uiraúna e São João do Rio do Peixe (PB).

A Justiça também determinou a indisponibilidade de bens dos investigados. A operação tem como base um proposta de colaboração premiada.

Segundo a PF, os suspeitos são investigados por pagamentos ilícitos e superfaturamento de obras no sertão do estado nordestino e devem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa. As penas chegam, somadas, a 20 anos de reclusão.

A Adutora Capivara é um sistema que vai de Uiraúna a São João do Rio do Peixe. Já no início da contratação das obras, no valor de R$ 24,8 milhões, propinas de mais de R$ 1,2 milhões foram combinadas, aponta a PF.

Fonte: Metrópoles
Publicada em 21 de dezembro de 2019 às 09:55

 

Leia Também

Presidente Laerte Gomes indica ao Poder Executivo instituição de auxílio financeiro para professores da rede pública estadual de ensino

Sintero afirma que educadores estão tendo gastos extras ao adotar modalidade de ensino à distância em razão da pandemia

Presidente Laerte Gomes solicita perfuração de poço artesiano no distrito de Nova Londrina em Ji-Paraná

Parlamentar indicou ao Governo que sejam tomadas as providências necessárias para solucionar problemas de abastecimento de água na localidade

Presidente da Assembleia anuncia pauta trancada até Governo rever decreto fechando o comércio no interior

A proposta foi do deputado Laerte Gomes, em conjunto com todos os parlamentares estaduais

Adailton Furia critica ação do governo em estender decreto de isolamento à municípios do interior

Parlamentar defende que cabe aos prefeitos decidir como lidar com a situação de cada município

Envie seu Comentário