Estrada do Belmonte começa a desmoronar comprometendo parte da pista

Estrada do Belmonte começa a desmoronar comprometendo parte da pista

De extrema importância comercial e tributária para Rondônia e sua capital, a Estrada do Belmont vem assustando quem passa pelo local em decorrência do avanço do desbarrancamento de sua margem, que a cada dia vem ficando mais próxima da faixa da pista. Com a chegada do período chuvoso, a preocupação é de que a pista seja totalmente comprometida. Sem uma rota alternativa, a interrupção do tráfego compromete a economia de Rondônia, pois mais de 30% da arrecadação do estado passa pela Estrada do Belmonte.

  

O local é bastante utilizado para o tráfego de caminhões que buscam o acesso à hidrovia do Madeira, porém, por sua precariedade vem sendo trocado por acessos mais distantes como a região portuária da cidade de Humaitá, no Amazonas, localizada a 200 quilômetros de Porto Velho ligada pela BR-319.

Motoristas que trafegam pela estrada se mostram apreensivos ao passarem por determinador trechos, pois já sentem a vibração. Em determinado ponto, quando duas carretas se encontram, a parte em que o desmoronamento está mais avançado já fica a menos de um metro dos pneus.

A partir do mês de novembro a expectativa é de que o Rio Madeira comece a encher mais rapidamente e isso fará com que a força da água lave a base da estrada. Já comprometida, o risco de desabamento é iminente.

Os moradores do bairro Nacional estão há décadas buscando a devida pavimentação e realização dos serviços de infraestrutura na área, porém sem sucesso. Hoje, a realidade é que se nenhuma ação foi feita, parte da estrada poderá ser engolida pelo desbarrancamento. Até hoje ninguém entende porque a prefeitura e o governo do estado não investem na pavimentação da Estrada do Belmonte, uma vez que o volume de recursos gerados pelas empresas instaladas no local é infinitamente maior do que qualquer outra via pública em todo o estado de Rondônia.

 

Fonte: Diário da Amazônia
Publicada em 17 de October de 2019 às 15:05

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário