Empreendedorismo nas escolas torna alunos mais motivados e criativos

Empreendedorismo nas escolas torna alunos mais motivados e criativos

Entre janeiro de 2015 e junho de 2018, quase 10 mil alunos portugueses -- 3.538 do ensino básico e 6.439 do secundário - participaram neste projeto-piloto europeu, que envolveu 540 professores de 49 escolas portuguesas.

Durante este período, participaram em programas de empreendedorismo nas escolas e os resultados são hoje conhecidos: "Aprenderam competências empresariais e empreendedoras, bem como aspetos importantes para o trabalho e a vida, tais como gerir a incerteza", dizem os responsáveis pelo projeto "Youth Start Entrepreneurial Challenges - YSEC".

O programa foi experimentado também na Áustria, Luxemburgo e Eslováquia.

O estudo revela outros efeitos positivos nos alunos: sentem mais vontade de criar um projeto empreendedor e melhoram a sua literacia financeira e capacidade de planeamento.

Os resultados mostram ainda que os programas mais curtos e intensos têm melhores resultados do que os de longo termo: à medida que descobrem novas trajetórias de aprendizagem, "melhoram o trabalho em equipa, a motivação, a criatividade e a capacidade de reunir recursos", lê-se no relatório a que a Lusa teve acesso.

Os professores também beneficiam com estes programas, já que a formação que receberam acabou por os ajudar a inovar nas suas práticas pedagógicas.

Perante estes resultados, os coordenadores do projeto recomendam um apoio à autonomia escolar através do empreendedorismo nos currículos existentes, utilizando programas de aprendizagem modulares, assim como defendem que os professores sejam incentivados a inovar e testar diferentes abordagens pedagógicas quando estão a ensinar.

O YSEC foi um projeto financiado com 2,6 milhões de euros pelo programa Erasmus + da União Europeia.

Fonte: mundo ao minuto
Publicada em 14 de maio de 2019 às 10:23

 

Leia Também

São Lucas oferece bolsas de até 100% para ingressantes com a nota do ENEM

A concessão de bolsas estará atrelada a pontuação obtida no ENEM de 2010 a 2019.

IPAM irá cobrar judicialmente ´assessores de vereadores´ que se beneficiaram do instituto indevidamente

Presidente diz que não há chance alguma de fechamento do instituto

Campanha Troco Solidário Havan arrecada R$ 11,4 milhões em todo o Brasil

Valor contribuiu para a melhoria e o andamento das 206 instituições beneficiadas com a ação em 2019

Após negociação durante a madrugada, transporte coletivo volta circular em Porto Velho

80 funcionários do turno matutino aceitaram voltar ao trabalho, mas a frota continua reduzida por conta das férias escolares.

Envie seu Comentário