Depois de reformado, prédio da Biblioteca Doutor José Pontes Pinto é entregue à Fundação Cultural de Rondônia

Depois de reformado, prédio da Biblioteca Doutor José Pontes Pinto é entregue à Fundação Cultural de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugesp) e Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), reformou com recursos próprios o prédio da Biblioteca Pública Estadual Doutor José Pontes Pinto. Na manhã desta quarta-feira (19), o prédio foi entregue à Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), que ficará responsável por equipar e colocar a primeira biblioteca do Estado de Rondônia a funcionar para atender à população.

O resgate do prédio e da história da biblioteca teve início na gestão do então governador Confúcio Moura, que não mediu esforços para revitalizar a estrutura do prédio que estava abandonado, com execução e recursos próprios. A Biblioteca Doutor José Pontes Pinto, a única do estado, foi criada pelo Decreto nº 748, de 30 de abril de 1975, com registro no então Instituto Nacional do Livro (INL) sob o nº 18.063, de 21 de maio de 1976; e junto à Biblioteca Nacional sob o nº 01265.

O titular da Sejucel, Rodnei Antônio Paes, agradeceu ao ex-governador e senador eleito, Confúcio Moura, por não medir esforços em resgatar o prédio e a história da biblioteca; e ao atual governador Daniel Pereira, por concluir o projeto que representa muito para a cultura de Rondônia, pois a Biblioteca Doutor José Pontes Pinto representa um resgate da história do estado. Rodnei Paes também agradeceu à funcionária pública e colaboradora da cultura, Nazaré Silva, que muito trabalhou para que a revitalização do prédio e para que a biblioteca em breve esteja à disposição da sociedade.

O presidente da Funcer, Fabiano Tertuliano de Barros, disse que a biblioteca tem grande importância no contexto cultural em Rondônia, pois é por meio dela que terá diálogo com a Biblioteca Nacional e será um espaço de desenvolvimento com todas as outras bibliotecas do estado, estadual ou municipal.

Nazaré Silva agradeceu ao poder público e à família Pontes Pinto pelo apoio ao resgate da biblioteca. O sobrinho neto de José Pontes Pinto, advogado Edison Pontes Pinto, agradeceu às autoridades pelo empenho em resgatar a biblioteca que recebe o nome de seu avô e a história. Outros familiares também marcaram presença no evento, entre os quais os sobrinhos netos, Francisco Pinto e Thiago Pinto.

O prédio da Biblioteca Doutor José Pontes Pinto fica na avenida Farquar, 1793, bairro Arigolândia. Segundo o bibliotecário e administrador da biblioteca, Lucas Trevisani, já existe um processo em andamento para aquisição da mobília, enquanto o acervo encontra-se na Casa de Cultura Ivan Marrocos e no antigo Palácio Presidente Vargas.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 19 de dezembro de 2018 às 16:32

 

Leia Também

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Rondônia Day reuniu representantes de 25 embaixadas, escritórios comerciais, órgãos do Governo Federal e empresas que apresentaram diversos produtos do Estado

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

As inscrições podem ser efetuadas até dia 2 de abril. Ao todo, estão disponíveis 73 vagas

“Programa Nota Legal Rondoniense” realiza primeiro sorteio do ano, confira os ganhadores

O sorteio do Nota Legal Rondoniense foi realizado durante a Feira do Empreendedor

Escola do Legislativo com inscrições abertas para quatro cursos

Início das aulas será na próxima semana na sede da escola

Envie seu Comentário