Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso discute projetos

Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso discute projetos

A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI) se reuniu na tarde desta terça-feira (23), no plenarinho 01, para discutir projetos que tramitam na Comissão. Os deputados Alex Silva (PRB), presidente, Alex Redano (PRB), Cassia Muleta (Podemos) e Dr. Neidson (PMN), participaram da reunião. 

Três matérias foram deliberadas, o primeiro, o projeto de lei 015/19, de autoria do deputado Geraldo da Rondônia (PSC), criando a "Lei Nicolas Naitz" em memória às crianças e adolescentes desaparecidos, a ser lembrado todo dia 22 de maio de cada ano, e dá outras providências. 

A deputada Cassia foi a responsável pela emissão do parecer. Ela disse que recebeu, em seu gabinete, a mãe do bebê Nicolas, que relatou todo o ocorrido e pediu apoio para o esclarecimento do fato, passado há cinco anos. 

Alex Redano vai relatar duas matérias. A primeira é o Projeto de Lei Ordinária 056, de autoria do deputado Cabo Jhony Paixão (PRB), que assegura a reserva de até 5% das vagas de trabalho nas empresas prestadoras de serviços ao Poder Público do Estado de Rondônia, com mais de 200 empregados, para as mulheres vítimas de violência doméstica. A matéria já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR), do deputado José Lebrão (MDB), sendo acompanhado pelos demais membros da CCJR. 

O segundo projeto que Redano também vai para relatar é o Projeto de Lei Ordinário 014/19, do deputado Laerte Gomes (PSDB), que disciplina a nomeação para cargos em comissão no âmbito dos órgãos da Administração Pública direta e indireta, autarquias e fundações do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e adota outras providências. 

A matéria veda nomeações de condenados pela Lei Maria da Penha. 

Alex Silva informou que a Associação dos Conselheiros Tutelares solicitou uma reunião com a Comissão, para tratar da extinção do Conselho Tutelar no distrito de Tarilândia, em Jaru. Uma data para discutir o tema vai ser marcada, para breve. 

Feminicídio  

O deputado Alex Silva reforçou que, por iniciativa da Comissão, a Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública, para tratar do feminicídio, no próximo dia 9 de maio, às 15h, no plenário das deliberações. A delegada Eugênia Vila, do Piauí, com forte atuação na defesa da mulher, é uma das convidadas para proferir uma palestra.

"Rondônia, infelizmente, tem registros alarmantes de violência contra a mulher. Essa audiência vai fortalecer a luta em defesa das mulheres. É preciso ações concretas, e é isso que defendemos nesta Comissão", detalhou Silva.

Fonte: assessoria
Publicada em 24 de abril de 2019 às 10:13

 

Leia Também

Presidente do Sindsef é convidado por Alan Queiroz para compor coligação na eleição municipal de Porto Velho

Nesta quarta-feira (27/03), Almir esteve em reunião

Assembleia aprova incentivo à geração de energia renovável para produtores rurais

Política propõe uso dos ventos, da luz solar, da biomassa

Jean Oliveira elogia sucesso da Campanha de coleta de Sangue em São Miguel do Guaporé

Ao todo 234 bolsas de sangue foram coletadas

Bolsonaro diz ao STF que seria

A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia

Envie seu Comentário