Adailton Furia propõe transporte funerário gratuito para pessoas carentes

Adailton Furia propõe transporte funerário gratuito para pessoas carentes

O deputado Adailton Furia apresentou Projeto de Lei que “Autoriza o Executivo Estadual a proceder gratuitamente o translado intermunicipal de cadáveres ou restos mortais humanos, advindos de famílias em situação de vulnerabilidade econômica, a ser realizado por funerárias custeado pelo Governo em todo o Estado”.

“Temos consciência de casos de pessoas de famílias carentes, que após serem enviados de uma localidade para outra, para um tratamento de saúde ou procedimento, acabaram não resistindo e faleceram longe de suas famílias”, explica.

Furia destaca que não é incomum casos de familiares que precisaram vender bens ou mesmo se cotizarem para levantar a verba necessária para o pagamento do serviço. “Diante desta situação, verificamos que realizar o translado de um corpo é necessário e a caro, contudo, muitas dessas famílias não têm condições de pagar esses custos e por esta razão criamos esse PL, pois precisamos amparar essas famílias de alguma forma”, justificou.

De acordo com o texto do PL, a concessão do benefício dependerá de comprovação de que o falecido em tratamento de saúde, residia em município diverso. O benefício do translado, não se estende ao familiar que eventualmente esteja acompanhando o doente antes do óbito.

O projeto explica ainda que será considerado carente, pessoas cuja renda não exceda o valor correspondente a três salários mínimos vigentes. “O translado de cadáveres ou restos mortais humanos de que trata a lei, depende de declaração familiar do falecido, demonstrando sua condição de pobreza, sob pena de responsabilidade pela veracidade do declarado e as despesas relacionadas à declaração de óbito e ao preparo do corpo para o transporte não estão incluídas na gratuidade”, ressalta.

Por fim, o parlamentar esclarece que o transporte intermunicipal por via terrestre de cadáveres e restos mortais humanos se dará exclusivamente em carro fúnebre autorizado.

Fonte: DECOM - ALE
Publicada em 17 de junho de 2019 às 18:20

 

Leia Também

Presidente do Sindsef é convidado por Alan Queiroz para compor coligação na eleição municipal de Porto Velho

Nesta quarta-feira (27/03), Almir esteve em reunião

Assembleia aprova incentivo à geração de energia renovável para produtores rurais

Política propõe uso dos ventos, da luz solar, da biomassa

Jean Oliveira elogia sucesso da Campanha de coleta de Sangue em São Miguel do Guaporé

Ao todo 234 bolsas de sangue foram coletadas

Bolsonaro diz ao STF que seria

A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia

Envie seu Comentário