Breno Mendes é proibido pelo Justiça de continuar fazendo campanha em órgãos públicos

Breno Mendes é proibido pelo Justiça de continuar fazendo campanha em órgãos públicos

Candidato do governador é denunciado pelo MPE por fazer campanha no Detran

Após constatar que o candidato a prefeito de Porto Velho, Breno Mendes, fez uma reunião no Detran no começo deste mês, o Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação contra ele. Apesar de Breno contar com o apoio do governador Marcos Rocha, utilizar prédio público para campanha eleitoral é proibido por lei.

Nesta sexta-feira (23), o juiz Arlen José Silva de Souza, da 2ª Zona Eleitoral concedeu liminar e proibiu Breno de utilizar espaços públicos para campanha eleitoral, sob pena de multa. O diretor-geral do Detran, Aldrin Faria Gonzaga, também figura na representação e como Breno Mendes pode ser condenado por despeitar as normas eleitorais e o distanciamento social exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de material publicado na imprensa, onde as instalações do Detran puderam ser identificadas, o MPE levou aos autos resultado de diligências comprovando a realização do evento político dentro do departamento.

Na representação o Ministério Público alega que a realização de campanhas em órgãos públicos além de ferir a lei deixa a campanha em desigualdade. O magistrado, ao analisar o pedido concordou com a tese e alertou que inclusive, nessa reunião, servidores estavam lado a lado em meio a pandemia. 

“A representação foi instruída com fotos do candidato Breno Mendes realizando reunião com servidores do Detran, dentro da própria autarquia estadual, sendo tal fato confirmado em diligência realizada pelo próprio Ministério Público Eleitoral. Percebo que o auditório estava lotado, os servidores ficaram sentados um ao lado do outro, sem observar um distanciamento mínimo de segurança. deles permaneceram aglomerados em pé, pois todos os assentos já estavam ocupados. Nesse contexto de pandemia de covid-19, fica evidente que os representados colocaram em risco a saúde dos servidores do Detran/RO, ao mesmo tempo em que violaram a norma eleitoral (art. 83, inciso I, da Resolução TSE nº 23.610/2019), o que deve ser considerado na dosagem da penalidade a ser aplicada”, disse.

Caso o juiz decida no mérito condenar a coligação de Breno Mendes, seu partido deverá arcar com multa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 106.410,00 pelo descumprimento da Resolução 23.610 de 2019. As mesmas penalidades seriam impostas ao diretor do Detran.

Breno Mendes recebeu apoio público do governador Marcos Rocha e de sua esposa, Luana Nunes de Oliveira, que é filiada ao Patriotas, legenda que indicou o vice na chapa do advogado. O mentor político de Breno, Jair Montes, líder do Governo na Assembleia Legislativa, exigiu que todos os secretários do Executivo Estadual abrissem espaço para que Breno pudesse falar de suas propostas ao servidor, principalmente o comissionado.

O primeiro a atender a ordem do líder do Governo foi o diretor-geral do Detran, criticado na Assembleia Legislativa pelo próprio Jair Montes por descumprir uma lei aprovada pelo Parlamento proibindo a remoção de veículos com IPVA atrasado. Parece que na campanha eles afinaram o discurso.

Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 23 de outubro de 2020 às 13:02

 

Leia Também

Deputado Alex Redano elogia programa e treinamento de tiros para forças de segurança

Treinamento foi realizado no estande de Tiro Esportivo no Clube Portovelhense

Luís do Hospital destaca equilíbrio entre zoneamento e agronegócio em Rondônia

Para o parlamentar, o zoneamento não deve servir como uma barreira ao desenvolvimento, mas sim como uma ferramenta para orientá-lo de maneira sustentável

Deputada Cláudia de Jesus pede melhorias em estradas vicinais de Costa Marques

Dois pedidos de indicação para as Linhas Mourão e 01 foram encaminhados ao DER

Presidente do Sindsef é convidado por Alan Queiroz para compor coligação na eleição municipal de Porto Velho

Nesta quarta-feira (27/03), Almir esteve em reunião

Envie seu Comentário