PF cumpre mandados de busca apreensão em Porto Velho, São Miguel do Guaporé e Guajará-Mirim no combate ao Covid-19

PF cumpre mandados de busca apreensão em Porto Velho, São Miguel do Guaporé e Guajará-Mirim no combate ao Covid-19

Porto Velho/RO - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24/07/2020), a denominada OPERAÇÃO DÚCTIL - FASE 2, visando desarticular esquema de fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares para atendimento das demandas da Secretaria de Saúde do município de Guajará-Mirim/RO no combate à pandemia do COVID-19.

A ação decorre de mais um trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal, que resultou no cumprimento de 10 (dez) mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Porto Velho/RO, São Miguel do Guaporé/RO e Guajará-Mirim/RO.

Após a análise dos materiais apreendidos na primeira fase da operação, principalmente smartfones e documentos, foram apurados indícios de apresentação de atestados de capacidade técnica falsos e possível atuação de empresários em conluio com agentes públicos da SEMSAU de Guajará-Mirim/RO para concretizar a compra sem cumprir as exigências legais.

Os empresários investigados já foram indiciados anteriormente no inquérito policial pelos crimes de fraude à licitação, falsidade ideológica e associação criminosa, por supostas fraudes em chamamentos públicos da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia.

O nome da Operação, Dúctil, refere-se a algo que pode ser conduzido, direcionado, em menção aos prováveis direcionamentos das licitações. Além disso, o termo possui relação com a situação dos investigados, que modificam o ramo de atividade da empresa, durante a pandemia, para participar de licitações milionárias realizadas pela Administração Pública.

Fonte: PF
Publicada em 24 de julho de 2020 às 08:18

 

Leia Também

PF RO combate tráfico interestadual de drogas no aeroporto da capital

Uma mulher foi presa em flagrante com aproximadamente 7 quilos de skunk na bagagem

Ataque a tiros deixa dois feridos no bairro Três Marias

Os criminosos se aproximaram em uma moto e fizeram vários disparos

PF deflagra a 26ª fase da Operação Lesa Pátria e cumpre mandados de busca em 8 Estados

Ao todo, segundo a Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF, foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nos Estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3)

Polícia Rodoviária Federal realiza apreensão histórica de drogas em Rondônia

Mais de 400 Kg de entorpecentes foram encontrados em fiscalização na BR 364, próximo a Vilhena/RO

Envie seu Comentário