Atuação da Prefeitura viabiliza retorno dos ônibus às ruas

Atuação da Prefeitura viabiliza retorno dos ônibus às ruas

Devido a paralisação do transporte coletivo na capital, que iniciou no dia 11 de janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Porto Velho intercedeu junto ao Tribunal Regional do Trabalho sobre o dissídio coletivo, tendo uma primeira audiência de conciliação no dia 15 de janeiro. Na oportunidade, o Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiro – SIM apresentou proposta ao Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Coletivo Urbano – Sitetuperon.

Na quinta-feira (16) os representantes dos trabalhadores realizaram assembleia para apresentação e análise da proposta apresentada pelo Consórcio SIM. Às 14h30 houve mais uma audiência de conciliação, no qual os trabalhadores informaram que não aceitaram a proposta apresentada.

O sindicato fez ainda outras três propostas ao Consórcio SIM, o qual aceitou apenas uma. Após isso, o sindicato disse que deveria ser avaliado pelos trabalhadores numa nova assembleia, agendada para essa sexta-feira (17), contudo, a magistrada intercedeu, alegando que a população já estaria sendo prejudicada e isso deveria ser resolvido ainda no dia 16 de janeiro. Sendo assim, suspendeu-se a sessão para a realização de nova assembleia dos trabalhadores, retornando a audiência as 18h30.

Nesta assembleia o sindicato informou que a proposta não foi aceita pelos trabalhadores, recusando entabular o acordo devido ao atraso de salário e demais benefícios. Os trabalhadores ainda decidiram ajuizar ação individual pleiteando a rescisão indireta do contrato de trabalho.

Desta feita, a juíza então decidiu aplicar multa ao Sitetuperon no valor de R$ 100 mil por dia a contar do dia 14 de janeiro e determinou imediata inclusão no sistema Bacenjud para bloqueio de valores, registrando que o bloqueio já foi efetivado pela magistrada.

A magistrada ainda abriu a possibilidade da rescisão contratual através da permissão justa causa por conta dessa paralisação ser considerada irregular, pois a mesma não cumpriu com o disposto em lei (Lei n. 7.783/1989).

O Consórcio SIM emitiu convocação aos trabalhadores, para aqueles que não intencionassem pela rescisão, que se apresentassem nesta sexta-feira para trabalhar, o que foi feito pela maioria dos trabalhadores.

Assim, o serviço do transporte coletivo urbano voltou a funcionar na capital, nesta manhã, com 80% da frota, quantitativo normal devido a redução do período de férias.

Fonte: Comdecom
Publicada em 17 de janeiro de 2020 às 14:49

 

Leia Também

Vereador Adalto fiscaliza recuperação de estradas e cobra melhorias no transporte escolar em União Bandeirantes

Parlamentar visitou a Linha Novinha, Linha 29 e Associação para ouvir famílias e reforçar a necessidade de acesso digno à educação para crianças da zona rural

Deputado Laerte Gomes participa da cerimônia de inauguração da 44ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná

Evento anual destaca as conquistas agrícolas da região e fomenta o debate sobre inovação e práticas sustentáveis

Cirone Deiró diz que pavimentação da Estrada do Calcário atende setor produtivo

Obras de pavimentação asfáltica da rodovia estão sendo executadas pelo DER

Ezequiel Neiva enaltece melhorias na Escola Boa Esperança para ensino na zona rural de Alta Floresta D’Oeste

Unidade educacional recebeu investimentos e se transforma em referência na educação rural

Envie seu Comentário