
O presidente do Instituto de Previdência de Assistência do Servidor Municipal de Porto Velho (IPAM), Ivan Furtado, disse ontem durante reunião no gabinete à Comissão de Servidores que irá cobrar judicialmente todos os ex-assessores parlamentares de vereadores que se utilizaram do instituto para se tratar da saúde e causaram prejuízos aos cofres do Fundo de Assistência.
Segundo o presidente, há comissionados que foram contratados e exonerados apenas para se utilizar do IPAM. Cirurgias cardíacas, internações e exames de alta complexidade estão entre os serviços utilizados por esses ´ex-servidores´. Há casos de servidor que ficou no cargo apenas dois meses e deixou um prejuízo de R$ 50 mil em procedimentos de alta complexidade.
A declaração do presidente foi uma forma de mostrar aos servidores municipais a forma como o instituto sofreu com algumas questões financeiras ao longo dos anos e a urgente necessidade de mudança no valor da alíquota e na Lei que criou o IPAM. Hoje o déficit do IPAM é de 27 milhões na Assistência Médica e R$ 40 milhões no Elemento Moderador.
“A cobrança judicial é apenas um dos mecanismos que utilizaremos para recuperar um pouco dos prejuízos sofridos. Já contratamos uma empresa para fazer o cálculo atuarial das contas do instituto e buscar o equilíbrio financeiro do nosso instituto. E repito, não há qualquer chance de fechamento do IPAM. Essas denúncias nos sites não passam de fake News”, ressaltou.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 17 de janeiro de 2020 às 11:52