Comissão de Saúde conhece projeto de construção com sistema BTS para obras do Hospital Euro em Rondônia

Comissão de Saúde conhece projeto de construção com sistema BTS para obras do Hospital Euro em Rondônia

Na manhã desta terça-feira (10), a Comissão de Saúde, Previdência Social e Assistência Técnica da Assembleia Legislativa, realizou a última reunião ordinária de 2019, e recebeu o empresário Jurandir Ferreira Junior, representando uma empresa especializada em obras com modelo BTS- Built to Suit, uma proposta para as obras de construção do hospital Euro em Rondônia.  

A Comissão foi presidida pelo deputado Adailton Furia (PSD), e contou com a presença dos membros Dr. Neidson (PMN), Jair Montes (PTC), Anderson Pereira (PROS), Lebrão (MDB), Chiquinho da Emater (PSB) e Marcelo Cruz (PTB), que observaram atentos a apresentação de como esta forma de construir traria agilidade, praticidade e economia ao Poder Executivo, além da sustentabilidade do processo.  

Segundo o empresário Jurandir Ferreira essa proposta já está sendo viabilizada em outros Estados. Segundo ele, a proposta utiliza sistema construtivo em painéis monolíticos, o que leva rapidez na execução do projeto, redução de resíduos, economia com elementos estruturais, isolamento térmico e acústico, flexibilidade de adequação, otimização de mão de obra e tempo de execução.  “É um modelo de construção relativamente novo no Brasil, cheio de vantagens para as empresas que optam por esse tipo de contrato de locação, e para um hospital Euro que exige, neste momento, agilidade e qualidade, seria a melhor solução”, enfatizou. 

Os parlamentares disseram que o Hospital Euro deve ter em média 400 leitos e que é preciso saber valores exatos para apresentar ao Executivo, para que o projeto entre no termo de referência. 

O deputado Lebrão afirmou que o governo não tem se manifestado com interesse nesse projeto, pois não enviou nenhum representante do executivo para prestigiar e conhecer todos os detalhes dessa modalidade. ” O governo precisa ter vontade de trabalhar“, frisou.  

O deputado Jair Montes questionou a falta de união entre os poderes para apoiar causas de interesse do Estado. Como exemplo citou os valores já existentes em conta para o início das obras do Hospital Euro. “Já tem R$ 50 milhões na conta, através de doações do Tribunal de Contas e nada foi feito até agora”, pontuou. 

O deputado Furia afirmou que o governo precisa andar com as próprias pernas, que existe uma grande lentidão do governo em agir, que essa iniciativa de conhecer projetos para a construção do novo hospital deveria partir do Executivo e não da Casa de Leis. 

 

Conselho Deliberativo do EURO 

A Comissão elegeu o deputado Adailton Furia, como membro efetivo e a Técnica Legislativa da Comissão de Saúde Rosa Maria, como suplente, para compor o Conselho Deliberativo do Hospital Euro, para gerir e analisar detalhes sobre o Fundo criado pelo Governo de Rondônia para a construção da unidade hospitalar.

 

Plano de Carreira 

A Comissão de Saúde ainda recebeu uma comitiva com representantes de vários sindicatos da saúde, que apresentaram o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. Os profissionais pedem apoio da Comissão para que o Poder Executivo possa atender e enviar a proposta para aprovação do Poder Legislativo. O deputado Furia disse que a Comissão está unida aos Sindicatos e que vai fazer de tudo para ajudar na aprovação da proposta apresentada.

 

Projeto de lei 

O projeto de lei 332/19 de autoria do deputado Lazinho da Fetagro (PT), que institui 20 de novembro como o dia dos alcoólicos anônimos e dá outras providências. O deputado Dr. Neidson foi o relator e deu parecer favorável à aprovação do PL, e foi seguido pelos demais deputados. 

A próxima reunião da Comissão foi convocada para o dia 18 de fevereiro de 2020.

    

Fonte: Decom-ALE/RO
Publicada em 10 de dezembro de 2019 às 16:57

 

Leia Também

Ação em parceria com o TRE oferece informação e regularização da situação eleitoral às pessoas em situação de rua

A ação será no Centro Pop, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h às 13h

Deputado Alex Redano destina R$ 660 mil em emendas para Campo Novo de Rondônia

Três associações serão contempladas no município

Deputado Nim Barroso fortalece parceria com município de Presidente Médici

Parlamentar reforçou o seu apoio político à administração

Farol da Oposição - coordenado pelo ITV, é lançado na sede do PSDB Nacional

O “Farol da Oposição”, coordenado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), braço de formação política no PSDB, foi lançado nesta quarta-feira (17), na sede do partido em Brasília

Envie seu Comentário