Caso Marielle: Bolsonaro é denunciado pela ABI ao STF por obstruir Justiça

Caso Marielle: Bolsonaro é denunciado pela ABI ao STF por obstruir Justiça

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) por suposta obstrução de Justiça nas investigações da morte da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A ação foi movida no dia 8 de novembro, após o presidente Bolsonaro afirmar ter pegado, junto ao filho Carlos Bolsonaro, vereador pelo PSC, as gravações da portaria no condomínio onde tem casa, no Rio de Janeiro, para se certificar de que não fossem “adulteradas”.

Em outubro, o Jornal Nacional, da TV Globo, veiculou uma reportagem com depoimento do porteiro que trabalhava no condomínio onde Jair Bolsonaro tem uma casa. O funcionário citou o presidente ao relatar que um dos suspeitos de participação na morte da vereadora foi até o local e pediu para ligar na casa do chefe do Executivo.

A emissora informou também que, no dia e horário informados pelo porteiro, Bolsonaro estava em Brasília, na Câmara, e teve presença registrada no painel de votação da Casa.

Na notícia-crime, a ABI alega que o presidente e o vereador “acessaram, em data ainda imprecisa, por meios impróprios, elementos probatórios de uma investigação criminal sigilosa e em andamento, os quais poderiam elucidar o iter criminis percorrido pelos principais suspeitos do assassinato”.

A associação diz ainda que a conduta de ambos “carece de investigação”. “É imperioso verificar quando e de que modo ocorreu o acesso, pelo presidente e pelo vereador, ao computador do condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, bem como às gravações das conversas realizadas pela portaria e, especialmente, se a Polícia Civil já havia realizado a coleta e perícia das gravações e do respectivo computador, o que até o momento segue sem razoáveis esclarecimentos”, diz a ABI em trecho da ação.

O caso terá como relator o ministro Alexandre de Moraes.

“Nós pegamos, antes que alguém tentasse adulterar, toda a memória da secretária eletrônica”, disse, em 2 de novembro, a jornalistas.

Fonte: Metrópoles
Publicada em 15 de novembro de 2019 às 15:54

 

Leia Também

Presidente do Sindsef é convidado por Alan Queiroz para compor coligação na eleição municipal de Porto Velho

Nesta quarta-feira (27/03), Almir esteve em reunião

Assembleia aprova incentivo à geração de energia renovável para produtores rurais

Política propõe uso dos ventos, da luz solar, da biomassa

Jean Oliveira elogia sucesso da Campanha de coleta de Sangue em São Miguel do Guaporé

Ao todo 234 bolsas de sangue foram coletadas

Bolsonaro diz ao STF que seria

A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia

Envie seu Comentário