Governo de Rondônia promove Capacitação para unificar e melhorar atendimento aos migrantes no Estado

Governo de Rondônia promove Capacitação para unificar e melhorar atendimento aos migrantes no Estado

Visando à construção de mecanismos que melhorem o atendimento aos migrantes em Rondônia, o Governo de Rondônia vem discutindo essa pauta, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, com a participação de outros órgãos das esferas estadual, federal e municipal. Para alinhar as ações, a Seas realizará na próxima terça-feira (12), das 9h às 11h, no auditório da Secretaria de Estado da saúde (Sesau), em Porto Velho, capacitação com a presença de representantes de todos os órgãos envolvidos. A proposta é que o atendimento seja unificado e efetuado dentro do Sistema Estadual de Cadastro de Benefícios (Siscab).

Estão envolvidos órgãos, como Ministérios Públicos, Polícia Federal, Defensorias Públicas, Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família de Porto Velho, que é a responsável direta pelos abrigos e casas de passagem, além da Cáritas e outras instituições.

“O objetivo dessa capacitação é integrar um protocolo único para facilitar o atendimento, de forma que todos saibam quantos são os migrantes no Estado, onde estão, entre outros pontos com vistas a proporcionar melhor assistência do Estado a esse público, em parceria com os demais órgãos federais e municipais”, disse Fabiane Passarini, coordenadora da Assistência Social da Seas, que ministrará a palestra.

A secretária e primeira-dama Luana Rocha tem ressaltando, que o Estado compreende que é uma situação que pegou a todos de surpresa, sem planejamento no orçamento do ano, por isso vem propondo esse trabalho em conjunto, por entender a importância e a complexidade que essa situação exige.

Por orientação do governador Coronel Marcos Rocha e da secretária Luana, esses órgãos e instituições têm se reunido para discutir a criação de um Comitê, elaboração e fortalecimento do fluxograma de atendimento (com a criação de cartilha e mapa com orientações sobre serviços da rede voltada para o migrante) e a criação do Decreto para nomeação e formalização de assuntos técnicos sobre a Política de Migração no Estado.

Ainda por meio da Seas, o Estado também está vendo a possibilidade de auxiliar o município de Porto Velho, onde há maior número de migrantes, com aquisição de alimentos para a unidade de acolhimento Albergue Cosme e Damião, onde há pelo menos 39 abrigados, enquanto outras famílias, sobretudo venezuelanas, para sobreviverem pedem contribuições da população nos semáforos. A ajuda é para alimentos e pagamento do aluguel de imóveis.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 08 de novembro de 2019 às 16:01

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário