Implantação e Núcleos de Projetos são metas do Planejamento Estratégico do Governo do Estado

Implantação e Núcleos de Projetos são metas do Planejamento Estratégico do Governo do Estado

A implantação e fortalecimento de Núcleos de Projetos nas nove regiões que dividem o Estado de Rondônia tornaram-se uma das metas do novo Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Na última semana, a Secretaria Executiva de Jaru (SER), responsável por articular políticas de desenvolvimento e integração nos municípios de Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anarí e Machadinho D’Oeste, formalizou as atividades do núcleo ao realizar o I Módulo de capacitação para representantes dos principais órgãos do executivo que possuem polo na região, prefeituras, câmaras, assessores parlamentares, entre outros.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, explica que até o final do ano todas as secretarias regionais deverão realizar os três módulos da capacitação como forma de garantir a qualidade dos vários projetos voltados ao terceiro setor e prefeituras por meio de convênios e editais regidos pela Lei Complementar 13.019. Esta lei estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. “Estamos em constante busca pela ampliação do leque de ações das secretarias regionais para que atendam, dentro de suas competências, a integração e o desenvolvimento regional”, destacou o titular de planejamento.

O coordenador das secretarias regionais, Natan Oliveira, lembra que o fomento ao terceiro setor é um dos principais focos da coordenação das regionais. “Trata-se de um público mais necessitado de ações no sentido de apoio em capacitações. Desta forma, as instituições poderão organizar-se melhor e, como resultado, obterem mais recursos para transformarem suas produções”, disse Natan.

O I módulo foi ministrado pelo técnico de Jaru, Luiz Fernando de Camargo, que ressaltou a importância da relação institucional através do núcleo, proporcionando investimento no capital humano do governo para servir melhor a sociedade. O secretário regional, Anderson Dias, esteve presente em toda programação e destacou que “este arranjo institucional tem que ter governança local, pois são as pessoas que vivem na região que sabem dos reais problemas e necessidades”.

Os núcleos de projetos foram implantados nas regiões de Rondônia em 2017 e já resultaram em diversas ações como desenvolvimento de agroindústrias, incentivo à agricultura familiar, trabalho de ressocialização, desenvolvimento do turismo, entre outros.

As sedes das secretarias regionais são coordenadas pela Sepog e estão nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal,  Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco, Guajará-Mirim e Porto Velho. Todos os municípios e seus respectivos distritos são envolvidos nas ações desenvolvidas pela secretaria da sua região.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 19 de setembro de 2019 às 10:42

 

Leia Também

Geraldo da Rondônia recebe de associação de Cujubim pedido de recursos para compra de equipamentos agrícolas

O deputado garantiu destinar apoio necessário para a associação crescer e atender a demanda de produtores

Comissão de Segurança discute fim dos contratos dos policiais da reserva remunerada

Governo recebeu encaminhamentos dos deputados e vai dar resposta até a próxima semana

Profaz pretende facilitar o processo de regularização fundiária em Rondônia

Durante os três dias de evento, equipes técnicas dos 52 municípios de Rondônia estarão debruçadas sobre o tema que é um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor produtivo do nosso Estado

Prefeitura de Rolim de Moura constrói estacionamentos em frente a Igreja Batista e Assembleia de Deus Peniel

Os estacionamentos foram construídos com recurso próprio do município e atendem uma reivindicação antiga dos pastores e fiéis dos templos.

Envie seu Comentário